O quarteto britânico venceu em solo alemão / Foto: IBSF |
Nos dias 04 e 05 de janeiro de 2025, em Winterberg, na Alemanha, foi realizada a terceira das oito etapas da Copa do Mundo de Bobsled 2024-25. A conclusão do campeonato se dará em Lillehammer, na Noruega nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2025. Houve competições no monobob, two-woman, two-man e four-man. Os atletas somam pontos baseados em sua posição final em cada etapa. Ao fim de todas as etapas vence aquele que tiver a maior pontuação geral.
No monobob (individual feminino), um final emocionante com as quatro últimas atletas a descer batendo o recorde da pista. No fim, o recorde anterior que era de 58.51 foi reduzido para 58.25 pela alemã Lisa Buckwitz. Lisa ganhou a medalha de ouro com o tempo de 1:56.83, nove centésimos a mais do que a suíça Melanie Hasler e dois décimos melhor do que a australiana Breeana Walker. Menção honrosa pra suíça Debora Annen, que com a quarta colocação obteve seu melhor resultado histórico.
Na classificação geral Lisa é a primeira com 660 pontos, seguida pela sua compatriota Laura Nolte com 619 (Laura foi a quinta nesta etapa) e Breeana Walker com 584 pontos.
No two-man (duplas masculinas) uma corrida sem nenhuma surpresa negativa. Na primeira descida os alemães Friedrich/Schuller pulverizaram o antigo recorde de pista em mais de três décimos, estabelecendo 54.05. Na segunda descida administraram a vantagem e levaram o ouro com o tempo somado de 1:48.26, dois décimos melhor que Ammour/Hertel e seis do que Lochner/Tasche. Desta forma a Alemanha varreu o pódio.
Na classificação geral Francesco Friedrich lidera com 875 pontos (o trenó leva o nome do piloto, que não pode ser mudado, o segundo ocupante, chamado de breakman, pode ser diferente), trinta a mais do que Johannes Lochner. O britânico Brad Hall aparece em terceiro com 786 pontos.
No two-woman (duplas femininas) a Alemanha continuou a demonstrar seu domínio em casa por mais um ano. A última vez que uma atleta não germânica venceu a prova de Winterberg foi em 2020. No mais, a prova já parecia bem encaminhada após a primeira descida, com as alemãs Nolte/Levi abrindo três décimos pras suas compatriotas Buckwitz/Lipperheide, porém, na segunda descida essa vantagem foi embora e, por apenas um centésimo, Buckwitz/Lipperheide venceram, com o tempo somado de 1:54.01. As também alemãs Kalicki/Fiebig ficaram com o bronze pela diferença de dois décimos.
Após mais uma varredura de pódio - haja vassoura! - as três primeiras colocadas da classificação geral são alemãs: Laura Nolte tem 660 pontos; Lisa Buckwitz tem 627 e Kim Kalicki tem 610.
No four-man (quartetos) após uma primeira descida sem sustos, na segunda descida começamos com um atraso de uma hora devido a um incidente anterior e as condições de tempo e umidade não serem as ideais. Quando foi iniciada a corrida, a pista ainda estava escorregadia por causa da chuva e três jovens pilotos chegaram a tombar. Quem não errou foi o britânico Brad Hall que entrou pra história ao vencer os alemães em Winterberg. A última vez que um não-alemão venceu em Winterberg havia sido em 2012! Com o tempo de 1:48.07 o britânico superou os alemães Francesco Friedrich (+0.19) e Adam Ammour (+0.48) pra ficar com o ouro.
Na classificação geral, no entanto, Francesco Friedrich lidera com 435 pontos, enquanto Brad Hall possui 409 pontos e Adam Ammour 392.
A próxima etapa será em St. Moritz, na Suíça, entre os dias 11 e 12 de janeiro de 2025.
0 Comentários