Últimas Notícias

Brasil garante classificação histórica para as quartas ao derrotar a Suécia no Mundial de handebol masculino

A seleção brasileira masculina de handebol fez história, nessa sexta-feira (24), ao alcançar o top-8 do Mundial da modalidade, realizado em Oslo, na Noruega, pela primeira vez após derrotar a Suécia por 27-24 na segunda rodada do Main Round, assim avançando para a primeira etapa de quartas de final na história. A vitória contra os suecos é inédita em competições oficiais e os Guerreiros ainda eliminaram a Espanha, rival na última rodada, da fase de mata-mata.

Foto: Divulgação/CBHB

O grande mundial de handebol realizado pela seleção brasileira mostra uma recuperação do país após o Brasil não se classificar para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, na França, e dando uma resposta a altura no inicio do ciclo para Los-Angeles 2028, nos EUA, com a marca histórica.

Top-8 do mundo, o Brasil tem a agradecer Rangel, dono de 20 defesas e grande nome do jogo e da campanha dos Guerreiros, além de Bryan Monte, que mesmo expulso tinha feito uma partida forte com muitos gols, e Haniel, responsável por segurar a barra brasileira após a saída de Monte.

O Brasil converteu arremessos em gols 59% (27/46) das vezes, enquanto os rivais marcaram 51% (24/47) no quesito, os Guerreiros ainda acertaram 2/4 arremessos de sete metros contra a Suécia, que apenas venceu o goleiro Rangel 1/3 vezes. Ainda sobre Rangel, o goleiro salvou 47% (20/47) das bolas e a defesa sueca somente 27% (10/37).

A campanha brasileira no Mundial iniciou com campanha de duas vitórias, sobre Noruega (29x26) e EUA (31x24), além de derrota para Portugal (26x30), mais que suficiente para avançar para a segunda fase. No Main Round, a seleção brasileira superou as baixas chances e venceu Chile (28x24) para chegar vivo no confronto contra os suecos.

Devido a vitória mais cedo de Portugal contra a Espanha, os "Guerreiros" alcançam as quartas com uma rodada de antecedência, não podendo ser alcançado por mais ninguém em razão de ter vencido Noruega e Suécia nos confrontos diretos.

O jogo

O Brasil abriu o jogo com muita eficiência de ataque, com show de Denys e Bryan Monte, o país abriu 5-1, mas viu a Suécia apertar em 5-4 e 6-5. Sem conseguir se desvencilhar dos suecos, os brasileiros anotaram 6-8 e 6-9 para respirarem em quadra. Em seguida, falta grave causada por Moller, da Suécia, causou a expulsão do zagueiro rival. Com um a mais, o Brasil abriu 14-8, antes de tomar gol em falta de 7 metros, fechando o tempo inicial em 14-9.

Na segunda parcial, a partida ficou mais apertada e violenta, o Brasil conseguiu expandir a vantagem com placares de 15-11 e 18-12, mas expulsão de Bryan Monte, um dos principais jogadores do país, dificultou ataques e os suecos cresceram, indo para 17-18, mas com os guerreiros ainda a frente. Em seguida, o Brasil saiu de 20-19 para 24-19. Nos minutos finais, o jogo se intensificou e a equipe europeia buscava se aproximar, sem sucesso com o apito final em 27-24 para o Brasil.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar