Foto: Júlio Detefon/CBSk |
A CBSK (Confederação Brasileira de Skateboarding) e a CBHP (Confederação Brasileira de Hóquei e Patins) anunciaram nesta segunda (06) que chegaram a um acordo e juntas criarão uma nova federação para representação internacional do Brasil na World Skate, entidade responsável pelo skateboarding nos Jogos Olímpicos.
Essa nova federação é resultado de uma longa negociação após a World Skate determinar que o país deveria ter apenas uma confederação representando o país na entidade, ao contrário das duas como chegou a acontecer.
Durante 2024, a CBSk chegou a ser banida da WS e viu a gestão do skate passar para o COB, mas a federação conseguiu voltar após determinação do CAS (Corte Arbitral do Esporte). Assim, foi sugerida a criação de uma nova entidade para que representasse o Brasil a nível internacional e assim, a novela chegasse ao fim.
O acordo garante que as duas federações terão autonomia e liberdade estatutária sobre suas modalidades. Assim, a CBSk segue gerindo o skateboarding brasileiro e a CBHP continua sendo a mandatária de modalidades de patinação.
O documento do acordo assinado já foi mandado para a apreciação da World Skate e espera a homologação da entidade. Este acordo teve o apoio total do Ministério do Esporte e do COB (Comitê Olímpico do Brasil). O nome da nova federação ainda não foi divulgado.
0 Comentários