Foto: Antônio Pedro Santos/LUSA |
O ciclista português Luís Costa foi desclassificado dos Jogos Paralímpicos de 2024, em Paris, devido a um caso de doping, e perderá a medalha de bronze conquistada no contrarrelógio de ciclismo de estrada da classe H5, anunciou o Comité Paralímpico Internacional (IPC).
“Como resultado da sua violação, os resultados do atleta obtidos em Paris são anulados, juntamente com todas as consequências resultantes (incluindo a perda de quaisquer medalhas, pontos e prémios)”, disse um comunicado do IPC, divulgado em dezembro do ano passado.
O IPC indica ainda que irá “encaminhar o caso para a União Ciclística Internacional (UCI), a quem cabera decidir a aplicação de eventuais sanções”.
Luís Costa, de 51 anos, testou positivo num controlo realizado durante os Jogos de 2024, tendo dado positivo para a presença da substância clortalidona, um diurético, resultado que foi confirmado pela contra-prova.
A retirada da medalha, conquistada numa prova em que o português ficou atrás do neerlandês Mitch Valize e do francês Loic Vergnaud, ouro e prata, respectivamente, e à frente do chinês Qiangli Liu (quarto), que herdará a medalha.
Assim, diminui de sete para seis o número de pódios conquistados por Portugal nos Jogos Paralímpicos de 2024.
0 Comentários