Últimas Notícias

É campeão!! João Fonseca conquista o Challenger de Camberra e alcança segundo troféu consecutivo

O prodígio João Fonseca conquistou o título do Challenger (CH) de Camberra, na Austrália, ao derrotar o estadunidense qualifier Ethan Quinn por 6/4 6/4 em 1h12m. Nesse sábado (4), o carioca de 18 anos ganhou o terceiro título da carreira e sobe para a 113ª colocação do ranqueamento mundial, melhor marca da carreira do jovem de 18 anos. Além disso, o brasileiro aumenta para 10 a série consecutiva de vitórias no circuito profissional.

É campeão!! João Fonseca conquista o Challenger de Camberra e alcança segundo troféu consecutivo
Foto: Reprodução/Instagram 


A campanha de João Fonseca no CH de Camberra, capital australiana, foi impecável com cinco vitórias sem sets perdidos. Além disso, o carioca alcança série de dez triunfos consecutivos ao superar Ethan Quinn (202°) por 6/4 6/4, nesse sábado (4), e desbanca a invencibilidade do rival, que buscava a 11° vitória.

O brasileiro chega a três troféus como profissional na carreira, além do título em Canberra, Fonseca venceu, ainda em 2024, o CH de Lexington, nos EUA, em agosto, e o Next Gen Finals, em Jidá, na Arábia Saudita, na semana passada, em dezembro. O tenista fluminense n°145 do mundo escala trinta e duas posições para alcançar a 113° colocação do ranqueamento mundial.

Na chave de Camberra, João derrotou o estadunidense Mackenzie McDonald (6/1 6/3) na primeira fase, o croata Duje Ajdukovic (6/1 7/5) nas oitavas, o françês Harold Mayot (6/2 6/3) nas quartas e o britânico cabeça 6 Jacob Fearnley (6/3 6/3) na semifinal antes de superar Quinn na decisão por duplo 6/4. Até a partida final, os demais tenistas estavam se posicionando acima de Fonseca no ranqueamento mundial, enquanto Ethan saiu da chave prévia como 202° do mundo.

O jogo entre Fonseca e Quinn foi técnica e coube a João dominar pressionar o rival para alcançar os pontos importantes. No primeiro set, Fonseca desperdiçou dupla chance de furar Ethan e obteve a quebra do saque do estadunidense no 9° game, anotando 5/4. Com vitória no game prévio e no seguinte, o carioca anotou três games seguidos e 6/4 sem ter o saque ameaçado.

A segunda parcial iniciou com trocas de confirmações e 1/1 no placar. João anotou 3/1 com quebra sobre Ethan e saque validado no quarto game. Administrando a vantagem, o brasileiro sentiu confiança e buscou o serviço de Quinn no sétimo game, mas falhou. O rival norte-americano marcou 4/5 e salvou duplo match point de João, que pontuou em 40/30 e anotou 6/4 e 2x0.

O próximo compromisso do brasileiro será a chave prévia do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada, em que o carioca busca furar a qualificação do principal torneio individual de tênis pela primeira vez na carreira. O torneio tem uma regra especial com três vitórias sendo necessárias para alcançar a chave principal, diferente dos demais torneios, com duas rodadas de disputa.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar