Últimas Notícias

Federação Internacional define novas regras para deixar vôlei mais dinâmico

 

Créditos: Reprodução/FIVB

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) divulgou nesta as novas regras para o vôlei de quadra, que entraram em vigor no início do ano. Ao todo, três principais normas foram alteradas para garantir mais dinamismo na modalidade. As novas regras foram aprovadas no 39º Congresso Mundial da FIVB, realizado em 2024, e permanecem em vigor até o fim de 2028.

A partir de agora, a equipe sacadora pode se posicionar livremente em quadra na ação do saque. Os jogadores, que antes precisavam ocupar as posições de acordo com o atleta que estava na posição 1 (saque), não precisam mais aguardar a bola entrar em jogo para se deslocar.

– A partir do momento que a bola for tocada pelo sacador, cada time precisa se posicionar dentro da própria quadra (exceto o sacador). Os jogadores do time que está recebendo o saque precisam estar posicionados dentro da ordem de rotação. Os jogadores do time sacador, entretanto, estão livres para ocupar qualquer posição, diz a regra.

Outra mudança que também envolve o saque da equipe sacadora é o posicionamento dos braços de quem está na rede. Não será permitido que os atletas, principalmente os centrais, fiquem com o braço acima da cabeça até que a bola ultrapasse o plano vertical da rede. Nas redes sociais, a árbitra brasileira Angela Grass explicou que os jogadores podem proteger a cabeça, mas a nova regra deixa o jogo mais limpo.

A última alteração na resolução é sobre a bola que, ainda em jogo, passa por cima ou fora da antena. A partir de agora, o jogo será imediatamente interrompido se a bola passar pelo plano da rede após o segundo ou terceiro toque, quando não há mais chances efetivas de recuperação. Na regra anterior, o árbitro precisava esperar a conclusão da jogada para definir o ponto, mesmo que sem possibilidades de manutenção do rally.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar