Foto: ISMF |
A Federação Internacional de Esqui-Montanhismo (ISMF) autorizou cinco atletas russos de esqui-montanhismo no início de dezembro a competir internacionalmente, incluindo na fase de qualificação que está programada para os Jogos Olímpicos de Inverno a serem realizados em Milão e Cortina d'Ampezzo, em fevereiro de 2026.
De acordo com a declaração fornecida pela organização, licenças autorizando a participação internacional sob status neutro foram emitidas para os russos Andrey Fyodorov, de 35 anos, Nikita Filippov (22) e Daria Zinchenko (20). No início deste ano, a ISMF já havia concedido a mesma permissão a Pavel Yakimov, de 32 anos, e Varvara Prokhorova (33).
"Cinco atletas, três homens e duas mulheres, receberam licenças para a temporada 2024/2025 para participar da Copa do Mundo e do Campeonato Mundial, que são torneios classificatórios para as Olimpíadas de 2026. Cada atleta se declarou pessoalmente. Haverá duas disciplinas nos Jogos Olímpicos: velocidade e revezamento misto. Mas ainda precisamos nos classificar", disse Pavel Shabalin, vice-presidente da ISMF.
Enquanto isso, o presidente do Comitê Olímpico Russo (ROC), Mikhail Degtyarev, acredita que a próxima temporada trará notícias melhores. "Quero declarar com total confiança que 2025 será um ano bem-sucedido e positivo para o esporte russo", disse Degtyarev. "Como Ministro dos Esportes e Presidente do Comitê, farei tudo o que estiver ao meu alcance para atingir as metas estabelecidas."
O esqui-alpinismo inclui escalada em esquis, esqui alpino e a aplicação de habilidades de montanhismo para superar áreas difíceis. Este esporte se tornará uma disciplina olímpica nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, embora já tenha estreado nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude em Lausanne 2020.
0 Comentários