Últimas Notícias

Já classificado, Brasil vence Espanha pela primeira vez na história

 

Brasil venceu três seleções europeias no Mundial: Noruega, Suécia e Espanha
Foto: Reprodução/Time Brasil

O Brasil terminou o main round do Mundial de handebol masculino com 100% de aproveitamento. A vitória contra a Espanha marca mais um feito inédito para a seleção, que nunca havia vencido os rivais. Os hispânicos foram duas vezes campeões mundiais e donos de cinco medalhas olímpicas. No confronto deste domingo (26), em Oslo, na Noruega, a seleção brasileira fez valer a classificação antecipada e venceu por 26 a 25.

A receita do quarto triunfo do main round teve a segurança na linha dos 7 metros com Rudolph, a grande atuação do goleiro Buda e o poder de decisão de Bryan Monte. O início do primeiro tempo mostrou um Brasil com equilíbrio no ataque e na defesa. Após 15 minutos, os Guerreiros abriram cinco gols de vantagem. 

A Espanha corrigiu a defesa, controlou melhor as ações ofensivas e deixou a vantagem em apenas um gol ao final do primeiro tempo – 14 a 13 para a equipe de Marcus Tatá. Bryan Monte e Mateus Buda cresceram no segundo tempo e a reta final reservou emoção com erros acumulados dos dois lados. O feito histórico foi confirmado após um erro hispânico no ataque e a confirmação do lance limpo pela revisão por vídeo.

Com a vitória por 42 a 28 contra o Chile, Portugal confirmou a primeira posição do Grupo III do main round. O chaveamento do grupo da seleção brasileira para a próxima fase coincide com as classificadas no Grupo I. Assim, o Brasil encara a Dinamarca pelas quartas de final na próxima quarta-feira (29), às 13h30min, pelo horário de Brasília.


Brasil controla ações no primeiro tempo e termina na frente

Com o goleiro Mateus Buda titular, o Brasil começou bem defensivamente, forçando chutes de longa distância pouco aproveitados pela Espanha. Após a expulsão na partida contra a Suécia, o lateral-esquerdo Bryan Monte começou com a titularidade. Aos 15 minutos, o Brasil tinha 8 a 4 no placar, fruto da rápida transição e da qualidade defensiva do time. A preocupação nos minutos iniciais foi o lateral-direito Gustavo Rodrigues, que torceu o pé.

A Espanha tinha dificuldades para concluir os ataques e chegou a ter 34% de aproveitamento nos tiros ao gol. Apesar de abrir cinco bolas, a vantagem brasileira se dissipou quando os rivais corrigiram o sistema defensivo e acalmaram as ações de ataque. O ponta-esquerda Rudolph Hackbarth terminou a primeira etapa com 100% de aproveitamento nos chutes ao gol – três deles foram em tiros de 7 metros.


Brasil volta errando mais e Bryan Monte cresce nos momentos decisivos 

Com Gustavão de volta, a Espanha aproveitou uma exclusão do Brasil para virar o placar. Foi o momento do Bryan Monte entrar pro jogo e fazer três gols consecutivos. Mateus Buda continuou com o alto aproveitamento do gol e o lateral-esquerdo do Montpellier conduzia as ações ofensivas. Quando os hispânicos tiraram o Bryan no individual, o Brasil acumulou erros, permitindo nova aproximação no placar – 22 a 22 aos 52 minutos.

A menos cinco minutos do fim e com dois gols de vantagem no placar, o Brasil teve a exclusão de Guilherme Santista e o jogo ficou aberto. Desesperada, a Espanha chegou a errar 7 metros e cometer falta de ataque, confirmando a vitória brasileira.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar