A madrugada no Brasil começou com duas decisões no qualificatório do Australian Open. João Fonseca enfrentou o argentino Thiago Tirante #115 com quem tinha 1-1 no confronto direto, ambos disputados no saibro.
Para o jovem carioca valia a sua primeira participação em chave principal de um Grand Slam. Já o cearense Thiago Monteiro enfrentou o belga Kimmer Coppejans #361, contra quem o brasileiro nunca tinha vencido um jogo em 4 oportunidades. Para Monteiro, furar este quali significava a sua volta ao top 100. Ambos alcançaram os seus objetivos e tanto João, como Monteiro furaram o qualificatório sem perder nenhum set. Saiba mais abaixo a história dos dois jogos:
Fonseca e Monteiro. Foto: ATP/Slyce. Fotomontagem: Carlo Saleme. |
João teve break point a favor em 3 games de saque do adversário, no 4/4 conseguiu a quebra após um longo rali onde a bola bateu na fita e passou pro lado do Tirante. Com isso, sacou pro set e confirmou de 0, fechando a 1ª parcial em 6/4. João teve 94% de pontos ganhos com o primeiro serviço, perdeu apenas 1 ponto com o primeiro saque e apenas um com o segundo.
O segundo set começou com o João já quebrando, e na sequência confirmando o seu serviço. O jovem carioca ainda quebrou o argentino mais duas vezes e fechou a parcial em 6/1. João fez mais uma partida muito sólida, confiando muito no seu saque e soltando o seu forehand, somou 23 winners e venceu 11/16 pontos na rede.
João alcança a sua primeira chave principal de Grand Slam aos 18 anos. Vem de 2 títulos seguidos, o Next Gent ATP Finals e o Challenger 125 de Camberra, furou o quali com muita maturidade e jogando um Tênis de alto nível. Já são 13 vitórias seguidas, sendo 8 sem perder nenhum set, como foi neste quali, por exemplo. Outra coisa que chama a atenção são as durações das partidas desde o Challenger de Camberra; juntando o quali + o Challenger, são pouco mais de 8h dentro de quadra em 8 partidas.
Foto: Reprodução/Twitter. |
Outro brasileiro a buscar a chave principal do Australian Open foi Thiago Monteiro. Monteiro venceu o primeiro set por 6/4, conseguindo a quebra decisiva. Monteiro começou o segundo set ainda melhor, abrindo quebra de vantagem em 3/1 e confirmando o saque na sequência, conseguiu manter a vantagem até sacar para o jogo em 5/3, e fechar a parcial em 6/3.
O brasileiro disparou 6 aces, teve 90% de pontos vencidos com o primeiro saque, e teve 81% dos pontos vencidos com o segundo, perdeu 3 pontos com ambos os saques.
Com o fim do qualificatório, o Brasil terá 3 representantes masculinos na chave principal de simples, Thiago Wild, Thiago Monteiro e João Fonseca, além de Bia Haddad Maia, a única representante no feminino. A chave principal começa de sábado (11) para domingo (12), com transmissão exclusiva dos canais ESPN e Disney+.
0 تعليقات