Foto: REUTERS/Jaimi Joy |
O brasileiro alcançou fase épica até a partida contra o italiano, João Fonseca havia colecionado 15 vitórias consecutivas e 22 sets sem derrotas. A série do brasileiro começou no título do Next Gen ATP Finals, em Jidá, na Arábia Saudita, quando Fonseca venceu cinco partidas seguidas para ser o primeiro campeão sul-americano do torneio.
Em seguida, o brasileiro conquistou o Challenger de Camberra, na Austrália de forma avassaladora. Com embalo, o carioca de 18 anos em seu segundo ano como profissional furou a fase prévia do Aberto da Austrália, com três vitórias, e na estreia em chaves principais de Grand Slam, derrotou o top-9 Andrey Rublev. O jovem tenista não havia perdido sets até enfrentar Sonego, nesta quinta (16).
Na leitura estatística, Lorenzo venceu João em aces, 12 x 11, duplas faltas, 3 x 6 e bolas vencedoras, 46x40. O brasileiro, apesar de mais cansado teve o saque mais rápido com 216km/h, a maior média do segundo serviço em 166km/h e perdeu por 1km/h a melhor média do primeiro saque. Em erros não-forçados, Sonego venceu por 43 a 45. Nos pontos de quebra vencidos, João salvou 7/12 e o rival 5/6.
1573 Arena has LIFT OFF 🛫Joao Fonseca sends the crowd wild after claiming the first set tiebreak 7-6(6) against Sonego! 🇧🇷#AusOpen • #AO2025 pic.twitter.com/X6KZclRq3k— #AusOpen (@AustralianOpen) January 16, 2025
No primeiro set da partida, Fonseca e Sonego travaram uma batalha de gigantes, o brasileiro começou com ritmo forte e perdeu dupla chance de furar o serviço do italiano, que empatou em 2/2. Em seguida, games rápidos e ataques ferozes dos tenistas empurraram a parcial até o primeiro ponto de decisão em 4/5 para Lorenzo.
O brasileiro enfrentou set point para Sonego nos 10° e 12° games, defendendo os dois em games longos. Com o jogo empatado em 6/6, o tie-break foi acionado. João buscou abrir vantagem nas primeiras trocas e anotou 5-2 no placar. Com 6-3 de vantagem, o carioca desperdiçou três set points e fechou em 7/6(8-6) e 1x0.
Nos dois períodos seguintes, o domínio foi todo de Lorenzo. O italiano achou o caminho dos pontos fracos de Fonseca, buscou o cansaço do brasileiro, que jogou 11 jogos a mais no mês que Sonego, e anotou 6/3 6/1 para virar o placar para 2x1.
A resistência de João achou barreiras no forte jogo do europeu, que mesmo assim precisou lutar para pontuar sobre João. Nos 16 games jogados no 2° e 3° sets, apenas dois serviços tiveram o mínimo de três bolas, enquanto os demais se alongavam até 11 bolas. Na soma das duas parciais, João salvou dois break points (BP) e um set point, enquanto desperdiçou 3 BP. Em aces, 3x2 para Sonego.
FIFTH SET. HERE WE GO.— #AusOpen (@AustralianOpen) January 16, 2025
Com muita garra e apoio constante da torcida presente na 1573 Arena, João Fonseca recuperou o ritmo e venceu o cansaço para derrotar Sonego por 6/3 no quarto set. O brasileiro surpreendeu o italiano, que vinha embalado dos dois games vitoriosos anteriores e venceu os três primeiros games com quebra sobre o saque do rival, abrindo 3/0.
Após troca de confirmações de saque entre os tenistas, o set se encaminhou para 6/3 a favor do carioca que empatou em 2x2, forçando o quinto e decisivo set. O brasileiro se destacou por retomar o forte saque em primeiro serviço, João marcou 16/18 pontos possíveis.
Na parcial final, João e Sonego buscaram confirmar saques e trocavam winners para tentar surpreender o adversário. A partida esquentou e João não aproveitou o ponto de quebra que teve no sétimo game. O italiano abriu 4/3, furou o serviço de Fonseca em seguida e anotou 6/3 e 3x2 com match point perdido.
A grande arma de Sonego foi o ace que limitou as chances do brasileiro em buscar resultados, mas a maratona de quatro semanas em alto nível para João o deixa muito maior do que quando ele entrou. Fonseca fura o top-100 mundial e se encaminha para o Challenger de Quimper, na França, e para a Copa Davis, com a seleção brasileira.
0 Comentários