IHF/ Divulgação |
Começa nesta terça (14) a 29ª edição do Mundial masculino de handebol, com sede na Croácia, Dinamarca e Noruega. O Brasil vai para a sua décima sétima participação em Mundiais renovado, e em busca de melhores resultados do que em suas duas últimas participações – 18º em 2021 e 17º em 2023. Confira abaixo o histórico, calendário de partidas e quem transmitirá o Mundial:
Histórico do Brasil
A primeira participação da seleção masculina em mundiais foi em 1958, onde terminou em décimo quinto lugar. Depois o Brasil passou por um hiato de 37 anos sem participações, jejum quebrado na edição de 1995 – onde ficou em vigésimo quarto lugar.
Desde então, o Brasil nunca mais ficou de fora do mundial de handebol masculino, com 16 participações consecutivas e com a melhor colocação do país na histórica da competição sendo um nono lugar, no mundial de 2019.
Convocados
Desde 2020 no comando técnico da seleção, Marcus Tatá convocou os seguintes atletas:
Goleiros: Mateus Buda (Pinheiros) e Rangel da Rosa (Saint Rapahael-FRA)
Centrais: Acácio Filho (Shabab Al Ahli-SAU), Denys Barros (Valinox Novas-ESP) e Tarcísio Freitas (Granollers-ESP)
Laterais-direitos: Gustavo César (Chambery-FRA) e Pannda (Chartes Metropole-FRA)
Laterais-esquerdos: Bryan Monte (Montpellier-FRA), Leandro Alves (Mudhkar Club-KSA), Haniel Langaro (Dínamo Bucareste-ROU) e Thiagus Petrus (Barcelona-ESP)
Ponta-direita: Marcos Antônio (Pinheiros) e Rudolph Hackbarth (Ciudad Encantada-ESP)
Ponta-esquerda: Joel Felipe (Praia Clube) e Jean-Pierre Dupoux (Tremblay-FRA)
Pivôs: Edy Silva (Sporting Lisboa-POR), Renan Iziquiel (Pinheiros) e Guilherme Santista (Ademar Leon-ESP)
Formato
Em um mundial com 32 seleções divididas em oito grupos de quatro seleções, o Brasil está no grupo E, com sede na capital norueguesa, Oslo ao lado da anfitriã, Estados Unidos e Portugal. As três melhores equipes avançam para a próxima fase, chamada de main round e que terá quatro grupos de seis seleções cada, levando os resultados da primeira fase.
No main round, os dois melhores de cada grupo avançam para os confrontos eliminatórios de quartas de final, com os vencedores avançando sucessivamente até a final, no dia 2 de fevereiro em Oslo (NOR)
Partidas
15 de janeiro (quarta-feira) – Brasil x Noruega – 16:30 (Horário de Brasília)
17 de janeiro (sexta-feira) – Brasil x Portugal – 14:00 (Horário de Brasília)
19 de janeiro (domingo) – Brasil x Estados Unidos – 14:00 (Horário de Brasília)
Transmissão
Nos últimos anos o streaming Zapping transmitiu os últimos mundiais, mas nos últimos dias tivemos uma reviravolta e a Cazé TV no Youtube e o SporTV na TV paga garantiram os direitos de transmissão e serão as emissoras oficiais do torneio.
0 تعليقات