Reuters |
Arthur Zanetti anunciou neste domingo (12) sua aposentadoria da ginástica artística aos 34 anos. Campeão olímpico em Londres e prata no Rio de Janeiro nas argolas, aparelho que dominou com maestria, Arthur resolveu encerrar sua carreira de 27 anos no cenário competitivo de alto rendimento.
O anuncio foi feito no programa 'Esporte Espetacular' da TV Globo, onde publicou uma carta aberta para a ginástica artística. Ele admitiu que ele gostaria de continuar competindo, mas o seu corpo está dando sinais de que não será mais possível seguir em alto nível:
"Por mim eu continuava muito mais tempo, mas tem que ter um bom senso, tanto da mente quanto do corpo. Eu decidi, é difícil, dar um basta nessa parte de atleta porque queria, mas o corpo tá falando, e vou respeitar, porque não quero outras lesões, não quero me tornar uma pessoa idosa que praticamente não consegue sair da cama por causa de dor. Já tava vindo, tava sempre naquela indecisão se parava ou não, mas aí o ano passado eu decidi, sentei com o Marcos (Goto, técnico), sentei com várias pessoas, minha família... e a gente decidiu que o melhor era parar pra seguir a vida de outro modo " explicou Zanetti ao programa.
Arthur Zanetti disputou três olimpíadas (Londres, Rio e Tóquio) e se tornou o primeiro brasileiro campeão olímpico na ginástica artística e o primeiro latino-americano a levar ouro nas argolas. Além das medalhas olímpicas, Zanetti foi campeão mundial nas argolas em 2013 e vice em 2011,2014 e 2018. Em Jogos Pan-americanos, o brasileiro tem três ouros e três pratas em três participações (Guadalajara-2011, Toronto-2015 e Lima-2019)
Arthur Zanetti está se aposentando das competições de alto nível, mas não está saindo da ginástica. Seu objetivo agora é se tornar professor e técnico da modalidade em São Caetano, onde ele começou a carreira e sempre treinou. No ano passado, ele chegou a atuar como juiz em competições nacionais, além de ser comentarista nos Jogos olímpicos de Paris:
"Agora aposentado da ginástica, mas não longe da ginástica. Tive a oportunidade, fui convidado aqui por São Caetano para começar a dar treino para escolinha. Era um dos meus objetivos ser treinador. Vai ser uma coisa nova pra mim, estou com muito medo, mas estou muito ansioso, muito feliz por essa oportunidade"
1 Comentários
Surto Olímpico sai na frente e informa os acontecimentos do esporte. Parabéns por informar a aposentadoria do Zanetti.
ResponderExcluir