Últimas Notícias

Quebra de recordes marcam a etapa de Winterberg da Copa do Mundo de Luge 2024-25

Julia Taubitz (GER) venceu e estabeleceu novo recorde de pista
Julia Taubitz (GER) venceu e estabeleceu novo recorde de pista / Divulgação: FIL


Nos dias 18 e 19 de janeiro de 2025 foi disputada a etapa de Winterberg, na Alemanha, a sexta das nove etapas da Copa do Mundo de Luge 2024-25. Houve disputas individuais masculinas e femininas, além de duplas masculinas e femininas e o revezamento por equipes. O Brasil não teve qualquer representação.

Nas duplas masculinas, o antigo recorde da pista pertencia aos alemães Wendl/Arlt (42.940), mas o clima favorável e os treinos no dia anterior indicavam que o recorde seria pulverizado. Logo na primeira descida nove conjuntos foram abaixo da anterior melhor marca e três duplas estavam separadas da liderança por apenas sete milésimos. Na segunda descida os alemães Wendl/Arlt bateram novamente o recorde da pista, que agora é de 42.546 e de quebra se tornaram a dupla mais vencedora de etapas da Copa do Mundo, com 55 triunfos. Um décimo atrás vieram os austríacos Gatt/Schoepf. Seus compatriotas Mueller/Frauscher ficaram em terceiro a dois décimos dos vencedores.

Nas duplas femininas, as austríacas Egle/Kipp bateram o recorde da pista na primeira descida com 43.260. O recorde de largada também foi batido, desta vez pelas estadunidenses Forgan/Kirkby com 3.111. Na segunda descida nem mesmo o recorde da pista das alemãs Degenhardt/Rosenthal (43.151) foi o suficiente para vencerem. Com o tempo de 1:26.467 as austríacas Egle/Kipp foram catorze milésimos mais rápidas que as alemãs. O pódio foi completado pelas italianas Voetter/Oberhofer dois décimos atrás.

No individual feminino, seis atletas estavam abaixo do antigo recorde de pista já na primeira descida. Na segunda, a alemã Julia Taubitz estabeleceu o recorde em 54.776 e com o tempo somado de 1:49.582 foi a vencedora por quase dois décimos sobre a austríaca Madeleine Egle. A estadunidense Emily Sweeney completou o pódio três décimos depois de Julia.

Na classificação geral Madeleine Egle permanece na liderança com 444 pontos, catorze a mais do que Julia Taubitz. O top-3 é fechado pela austríaca Lisa Schulte com 415 pontos.

No individual masculino, o austríaco Jonas Mueller estabeleceu um novo recorde da pista com 50.722 na primeira descida. Essa vantagem inicial foi crucial para ele, que com o tempo somado de 1:41.742 venceu por apenas cinco centésimos do alemão Max Langenhan e um décimo do austríaco Nico Gleirscher, respectivamente segundo e terceiro colocados. Desta forma foram estabelecidos recordes de pista em todas as modalidades nesta etapa.

Na classificação geral, Nico Gleirscher e Max Langenhan estão empatados em primeiro com 456 pontos cada, enquanto que o alemão Felix Loch aparece em terceiro com 370 pontos.

A última disciplina foi o revezamento por equipes. E um pequeno deslize nas últimas curvas foi o suficiente para a Áustria vencer a Alemanha por apenas nove centésimos. O tempo austríaco total foi de 3:11.428. Em terceiro o time italiano foi mais de meio segundo mais lento, porém o suficiente para o bronze.

Na classificação geral a Alemanha lidera com 355 pontos, mas viu sua vantagem sobre os austríacos diminuírem para somente dez pontos. A Letônia agora aparece em terceiro com 215 pontos.

A próxima etapa será realizada em Oberhof, na Alemanha, entre os dias 25 e 26 de janeiro de 2025.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar