*com informações da CBJ
A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) anunciou nesta quarta-feira (22) que fechou um acordo com a Confederação Pan-Americana de Judô para a realização de uma etapa do Open Pan-Americano da modalidade no Rio de Janeiro, em 2025. A competição está prevista para ser realizada entre 14 a 16 de março.
O torneio faz parte do Circuito Mundial de judô e distribuirá pontos importantes, válidos tanto para o ranking mundial sênior, quanto para o ranking continental, que classificará para os Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção 2025.
A programação do Open terá início com as disputas individuais da classe júnior (Sub-21), no dia 14 de março, enquanto no final de semana, dias 15 e 16, serão disputadas as categorias individuais da classe sênior (adulto).
“É uma grande honra para nós recebermos outra etapa do IJF World Tour em nosso país. Como anfitriões, estamos preparando toda a estrutura necessária para oferecer a melhor experiência aos atletas, treinadores, dirigentes, árbitros e funcionários durante sua estadia no Brasil”, comentou Silvio Acácio Borges, presidente da CBJ.
A inclusão da etapa do Rio de Janeiro no circuito de Open Pan-Americanos em 2025 foi uma conquista da Confederação Brasileira e fruto do esforço alinhado entre as gestões de Competições, Alto Rendimento e Transição, que traçaram a estratégia junto à presidência da CBJ para trazer esse importante evento do judô pra o Brasil.
A sinopse com as diretrizes de participação, como local de competição e hospedagem, será lançado nos próximos dias pela CBJ e pela CPJ.
Histórico
Esse é o terceiro ano consecutivo que o Brasil recebe uma competição do calendário internacional sênior. Em 2023, Lauro de Freitas, na Bahia, sediou uma etapa de Open que contou com a participação de mais de 300 atletas, entre eles judocas que integrariam, posteriormente, a equipe olímpica de Paris, como Daniel Cargnin, Natasha Ferreira e Michel Augusto.
Já em 2024, o Rio de Janeiro foi a casa do último Campeonato Pan-Americano antes dos Jogos Olímpicos e contou com a presença das maiores estrelas continentais do judô, como os brasileiros Rafaela Silva, Beatriz Souza, Larissa Pimenta, entre outros, que protagonizaram disputas emocionantes com canadenses, cubanos e norte-americanos pelo título continental.
0 Comentários