Últimas Notícias

Seleção Brasileira de tênis em cadeira de rodas estreia no Australian Open na segunda

Foto: Silvio Ávila/CPB




Os mineiros Leandro Pena, Luiz Calixto e Vitória Miranda, bem como o catarinense Ymanitu Silva estão em Melbourne, na Austrália, onde disputarão a partir da próxima segunda-feira, 20, até sábado, 25, o Aberto da Austrália de tênis em cadeira de rodas.

Este será o primeiro dos Grand Slams, conjunto das quatro principais competições da modalidade, na temporada 2025. Além do Aberto na Oceania, o ano reserva mais três Grand Slams: Roland Garros (Paris, França), Wimbledon (Londres, Inglaterra) e Aberto dos EUA (Nova York).

Mais experiente da Seleção, Ymanitu, 41 anos e da classe Quad (atletas com comprometimentos em membros superiores), tem entre seus principais resultados duas medalhas de prata em Grand Slams. Ele foi vice-campeão nas duplas masculinas em Roland Garros 2022 e no próprio Aberto da Austrália em 2023. Além disso, ao lado do mineiro Leandro Pena, que também está na Austrália, o catarinense subiu ao pódio na segunda colocação nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023.

Os outros dois atletas da Seleção são da categoria Júnior e, apesar da pouca idade, já têm conquistas internacionais relevantes no currículo. Vitória Miranda foi duas vezes campeã no Parapan de Jovens de Bogotá 2023. Ela subiu ao lugar mais alto do pódio na chave de simples e nas duplas mistas, junto de Luiz Calixto. Ele, por sua vez, saiu com três medalhas da competição juvenil em terras colombianas. Além do ouro conquistado ao lado de Vitória, Luiz foi bronze na chave individual e prata nas duplas masculinas.

O primeiro dia de evento será dedicado a partidas qualificatórias. A competição principal, realizada a partir de terça-feira, 21, contará com 48 atletas, sendo 16 em cada uma das três classes (Masculino Open, Feminino Open e Quad). Além disso, oito competidores participarão das disputas na categoria Júnior.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar