Últimas Notícias

Time Brasil é convocado para enfrentar a França nos qualifiers da Copa Davis

Está definido o Time Brasil que enfrenta a França pela 1ª rodada dos Qualifiers da Copa Davis. Nesta segunda-feira (6), o capitão Jaime Oncins convocou os atletas que irão representar o país no Palais des Sports Jean Ros, em Orleans (França), nos dias 1 e 2 de fevereiro.

Para o confronto, foram chamados Thiago Wild, número 76 do ranking ATP, João Fonseca (#113), Matheus Pucinelli (#300), Rafael Matos (36° no ranking de duplas da ATP) e Marcelo Melo (#39). Se vencer, a equipe avança à 2ª rodada e joga contra o vencedor do duelo entre Eslováquia e Croácia.

Foto: André Gemmer

Com algumas mudanças em relação à última convocação, Oncins explica que ter jogadores adaptados às características do duelo é essencial para buscar a vitória. “Escolhi esses nomes pensando nas condições que vamos enfrentar na França, já que Wild e Fonseca têm estilos que se encaixam no carpete com quadra coberta. Ainda temos o retorno do Pucinelli, que sempre agrega bastante ao grupo. Já o Matos e o Melo têm apresentado bastante entrosamento no circuito de duplas. Por isso acredito que essa é a equipe certa para fazer frente aos nossos adversários”, pontuou.

Jaime também destacou a evolução de João Fonseca em quadra. Recentemente, o carioca se tornou o primeiro sul-americano a conquistar o ATP Next Gen Finals – torneio que reúne os tenistas de até 20 anos que mais pontuaram na temporada – e já faturou o ATP Challenger 125 de Camberra, na Austrália, na primeira semana de 2025. “Temos jogadores vindo de momentos diferentes e o João está numa fase especial. No ano passado ele nos ajudou bastante na participação da fase final da Copa Davis e vem colecionando títulos importantes nessa virada de ano. Tenho certeza que isso trará uma confiança maior para todo o time", completou.

Esta será a sexta vez que as equipes se enfrentam, com duas vitórias para o Brasil e três para os franceses. A última aconteceu em 2000, quando os brasileiros receberam os adversários em Florianópolis (SC) e venceram, por 4 a 1, com shows de Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, Oncins e Francisco Costa.

A equipe brasileira retorna à competição após a inédita participação na fase de grupos das finais. Em setembro, os brasileiros enfrentaram os atuais campeões e vices, Itália e Países Baixos, além da Bélgica e ficaram perto de alcançar as quartas de final do torneio.

A equipe

Thiago Wild

Brasileiro mais bem ranqueado individualmente na 76ª posição, o paranaense de 24 anos chega a sua 8ª convocação para a Copa Davis. Em sua carreira, possui nove títulos, sendo cinco deles ATP Challenger, dois M15, um M25 e o Chile Open de 2020, quando derrotou o norueguês Casper Ruud na final. Em 2023, chegou à terceira rodada de Roland Garros, após superar o número 2 do mundo, Daniil Medvedev.

João Fonseca

Com apenas 18 anos e ocupando a 113ª posição no ranking da ATP, João fará sua terceira participação na Copa Davis. O jovem tenista carioca aparece como uma das grandes promessas do tênis mundial, impulsionado por uma excelente sequência de resultados. Em dezembro de 2024, fez história ao se tornar o primeiro sul-americano a conquistar o título do Next Gen ATP Finals, igualando o feito do italiano Jannik Sinner e do espanhol Carlos Alcaraz de atletas mais jovens a conquistar o torneio. João começou a temporada de 2025 com o pé direito, faturando o ATP Challenger 125 de Camberra. Esse foi o segundo título de ATP Challenger em sua carreira, o primeiro foi o ATP Challenger 75 de Lexington, nos Estados Unidos, em agosto de 2024.

Matheus Pucinelli

Atualmente ocupando a 300ª posição no ranking da ATP, o campinense de 23 anos se prepara para sua quarta participação na Copa Davis. Ao longo de sua carreira, Matheus acumula cinco títulos: um ATP Challenger 50, conquistado no Chile em 2023, além de dois torneios de categoria M25 e outros dois de categoria M15.

Rafael Matos

Atual 36° no ranking de duplas da ATP, o gaúcho de 29 anos chega a sua 7ª convocação para a Copa Davis. Na carreira, já conquistou nove títulos e foi campeão do Australian Open de 2023 nas duplas mistas, ao lado da também brasileira Luisa Stefani. Além disso, fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a conquistar o Rio Open, ao lado do colombiano Nicolás Barrientos, no início de 2024.

Marcelo Melo

Atual 39º no ranking de duplas da ATP, o mineiro de 41 anos defende o Brasil na Copa Davis desde 2008 e chega a sua 26ª convocação. Na carreira, é recordista brasileiro em número de títulos, com 38 conquistas, sendo dois Grand Slam - Roland Garros (2015) e Wimbledon (2017) e nove Masters 1000, além de 11 ATP 500 e 16 ATP 250. Único tenista do país na história a ser número 1 do mundo em duplas. Atualmente tem atuado ao lado de Rafael Matos.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar