Rafael Ribeiro/CBF |
A Seleção Brasileira já iniciou a preparação para o Sul-Americano Sub-20. Concentrada na Granja Comary, a equipe comandada pelo técnico Ramon Menezes terá um período de treinamento até o dia da estreia, em 24 de janeiro, contra a Argentina, às 20h30, no estádio Misael Delgado, na Venezuela. Ao site da CBF, o treinador falou sobre as suas expectativas para a competição
“Eu tive algumas competições oficiais como técnico da Seleção Sub-20, Sul-Americano, Mundial, Pan-Americano, Pré-Olímpico… Isso acrescenta bagagem e nos faz crescer. O Sul-Americano é uma competição muito dura, com pouco tempo de recuperação. A nossa chave é muito equilibrada e o nível de enfrentamento é alto, e aí cabe a nós fazer uma boa preparação”, afirmou.
O Brasil é cabeça de chave do Grupo B, e vai enfrentar Colômbia, Equador, Argentina e Bolívia na primeira fase. No Grupo A estão Venezuela, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru.
O formato do Sul-Americano é um pouco diferente da maioria dos campeonatos. Na primeira etapa, as cinco seleções de cada grupo brigam pelas três primeiras colocações classificatórias para o hexagonal final, no qual os seis países lutam pelas quatro vagas para a Copa do Mundo Sub-20, no Chile. Tanto na primeira fase como no hexagonal final, o formato é de pontos corridos e turno único, em que todos se enfrentam.
Por já estar há algum tempo no comando da Seleção Sub-20, Ramon acredita que tem a bagagem necessária para fazer um bom trabalho e ajudar os atletas a se adaptarem ao torneio. Ele, que foi campeão como jogador em 1991 e como técnico em 2023, espera repetir o sucesso nesta edição:
“Eu tive a felicidade de ganhar os dois Sul-Americanos que disputei. Foram situações muito parecidas em relação ao grupo de trabalho, porque você precisa estar muito fechado com a equipe, muito unido, para passar pelas dificuldades e mostrar o que é o forte do futebol brasileiro. Espero que a gente também tenha sucesso nessa competição em 2025."
Para a competição, o técnico convocou 23 jogadores. Todos eles já haviam sido chamados por Ramon em algum momento, então conhecem bem o trabalho da comissão técnica. O treinador exaltou o elenco, dizendo que acredita que todos os atletas sentem orgulho por vestir a Amarelinha e vão representar o Brasil muito bem.
“Todos os atletas convocados são muito promissores. Todas as vezes que eles vêm para a Seleção, mostram que querem sempre estar aqui. São jogadores com um compromisso muito forte. Tenho certeza que esses 23 guerreiros vão representar muito bem o que é vestir a camisa da Seleção Brasileira”, finalizou.
A equipe segue concentrada na Granja Comary até o dia 18 de janeiro. No dia 19, embarca para a cidade de Valencia, sede dos jogos da Seleção Brasileira na fase de grupos. confira abaixo a lista de convocados para o sul-americano
Goleiros: Felipe Longo (Corinthians), Henrique Menke (Internacional) e Robert (Atlético-MG)
Laterais: Igor Eduardo e José Guilherme (Grêmio), Igor Felisberto (São Paulo) e Leandrinho (Vasco)
Zagueiros: Anthony (Goiás), Bordon (Lazio-ITA), Iago (Flamengo) e Jair Cunha (Santos)
Meio-campistas: Breno Bidon (Corinthians), Gabriel Carvalho (Internacional), Kauan Rodrigues (Fortaleza) e Gabriel Moscardo (Reims-FRA)
Atacantes: Alisson Santana (Atlético-MG), Deivid Washington (Chelsea-ENG), Gustavo Prado e Ricardo Mathias (Internacional), Nathan Fernandes (Grêmio), Pedrinho (Zenit-RUS), Rayan (Vasco) e Wesley (Al-Nasr-SAU)
0 Comentários