Últimas Notícias

Brasileiros param nas oitavas no primeiro dia do Pan-Americano Júnior de esgrima

Time feminino da espada
Time feminino da espada / Foto: CBEsgrima / Divulgação

Entre os dias 26 de fevereiro a 01 de março de 2025, em Assunção, capital do Paraguai, está sendo disputado o Pan-Americano Júnior de esgrima com a presença de 24 brasileiros, quatro em cada categoria. A competição conta com atletas de todas as Américas com idade até 20 anos.

No florete masculino competiram Alan Patrick Burberry, Giorgio Fumagalli, André Mura e Pedro Nogueira. Todos esses passaram pela fase de grupos; Alan Patrick com seis vitórias, Pedro com quatro, Giorgio com três e André com duas. André foi o único brasileiro que entrou nos 32-avos de final, os demais atletas nacionais entraram uma fase à frente.

Nos 32-avos de final, André Mura enfrentou e venceu ao chileno Nicolas Carmona por 15/8. Logo na sequência, pelos 16-avos de final, André teve um embate com seu compatriota Alan Patrick. André o derrotou por 15/11. Na mesma fase Pedro Nogueira foi derrotado pelo porto-riquenho Sebastian Garcia por 15/8, enquanto que Giorgio Fumagalli superou ao colombiano Isaac Camayo Guerrero por 15/14. Pelas derrotas nessa fase, Alan Patrick ficou em 17º e Pedro em 23º entre 52 atletas. Ambos conquistaram 6 pontos no ranking.

Nas oitavas, André foi derrotado pelo canadense Leon Wujastyk por 15/11 e Giorgio pelo estadunidense Caleb Jeon por 15/10. Giorgio ficou em 14º e André em 16º, com ambos obtendo 12 pontos no ranking. Curiosamente os algozes de André e Giorgio terminaram com as medalhas de bronze. O vencedor foi o estadunidense Castor Kao ao derrotar o mexicano Maximo Azuela na final por 15/9.

Na espada feminina competiram Laura Correia, Aydee Dias, Ginevra Giordano e Mariana Melo. Todas passaram pela fase de grupos; Aydee com duas vitórias e as demais atletas com três. Aydee fez um combate a mais, entrando na fase de 32-avos de final e enfrentando, com sucesso, à paraguaia Luciana Garcia. A brasileira a derrotou por 15/10.

Nos 16-avos de final, Aydee foi derrotada pela estadunidense Zoe Wang por 15/10. Outra brasileira a se despedir foi Mariana Melo, superada por 15/4 por outra estadunidense, Tanishka Padhye. As duas brasileiras obtiveram 6 pontos no ranking ficando Mariana em 23ª e Aydee em 31ª entre as 50 competidoras. Laura venceu a chilena Alexandra Frindt por 15/7 e Ginevra passou pela mexicana García Natalia Lopez por um único toque, 15/14.

Nas oitavas o Brasil sucumbiu em dois confrontos contra estadunidenses. Laura perdeu por 15/9 pra Jolie Korfonta e Ginevra por 15/6 pra Leehi Machulsky. Esses resultados deram às brasileiras 12 pontos no ranking e a 15ª e 16ª posições no torneio, respectivamente. A vencedora foi a canadense Ruien Xiao ao derrotar Machulsky na final por 11/10. Os bronzes ficaram com Jolie Korfonta e com a venezuelana Victoria Guerrero Hidalgo.

No sabre masculino, Erico Patto, Marcus Pinto, Lucas Schubert e Arthur Wolff representaram o Brasil. Mais uma vez todos passaram pela fase de grupos; Marcus com quatro vitórias, Erico com três e Lucas e Arthur com duas. O único a entrar na fase de 16-avos foi Marcus, os demais entraram na fase anterior.

Nos 32-avos de final três derrotas brasileiras: Arthur perdeu para o estadunidense Michael Andres por 15/10; Lucas para o mexicano Miguel Ángel Enriquez por 15/8 e Erico para o também mexicano Santiago Delgado, por 15/13. Entre 51 competidores, Erico ficou em 33º, Lucas em 38º e Arthur em 40º, cada um conquistando 3 pontos no ranking.

Na fase de 16-avos de final Marcus perdeu para o argentino Cristobal Perez Fourcade por 15/14 e também deu adeus à competição. Seu desempenho, no entanto, lhe rendeu 6 pontos no ranking e a 21º colocação no torneio. O ouro ficou com Nicolas Wang, dos Estados Unidos, ao vencer o peruano Lukas Eichhorn por 15/12 na final. Os bronzes ficaram com o estadunidense Carter Berrio e com o colombiano Emilio Vargas Escobar.

As próximas competições serão do florete e do sabre feminino e da espada masculina. Em seguida teremos os embates por times. O Pan-Americano Júnior vai até o dia 01 de março de 2025.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar