Últimas Notícias

Jovem promessa do triatlo brasileiro treina no COB em preparação para desafios internacionais

Foto: Foco Radical


Com uma ascensão cada vez maior, o triatlo vem atingindo diferentes públicos, tanto como telespectadores como novos praticantes. Entre eles está Alejandro Juanuk, de apenas 15 anos, que vem se consolidando como um dos grandes nomes da nova geração da modalidade no país.

Nascido em Florianópolis e residente de Garopaba (SC), o jovem atleta carrega no sangue a paixão pelo esporte, herdada de uma família de campeões. Seu avô conquistou títulos na natação, sua mãe brilhou no triatlo e nas corridas de rua, e seu pai foi nadador de alto rendimento na Argentina. Com essa bagagem esportiva, Alejandro hoje busca trilhar seu próprio caminho rumo à elite do esporte.

A relação de Alejandro com o esporte começou aos 8 anos como uma forma de transformação pessoal. Durante a infância, sofreu bullying por ser uma criança acima do peso e decidiu mudar essa realidade. O que começou como um desafio, logo se tornou uma paixão e, rapidamente, ele passou a se destacar nas competições. Sua evolução foi nítida: de iniciante a campeão brasileiro infantil, Alejandro percebeu que tinha potencial para ir ainda mais longe.

Com uma rotina intensa de treinos e estudos, hoje ele acorda às 5h da manhã para treinar antes da escola e percorre mais de 1h30 de viagem três vezes por semana para nadar com uma equipe especializada. O esforço tem dado resultado. Entre suas principais conquistas estão o título de Campeão Brasileiro Infantil em 2022 e 2023, o vice-campeonato brasileiro Youth em 2024 e a 3º colocação no ranking catarinense geral de 2024, onde compete com adultos.

Além de almejar disputar as Olimpíadas, Alejandro tem um grande sonho paralelo: estudar medicina. Inspirado pelo avô, que ajudou muitas pessoas ao chegar em Garopaba, ele acredita que é possível conciliar o esporte com os estudos – e já prova isso na prática, sendo o melhor aluno da sua sala.

A experiência transformadora no COB

Em 2024, Alejandro recebeu um convite especial para participar do campo de treinamento do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) para atletas jovens. A experiência aconteceu neste mês de fevereiro e ele já considera que foi um divisor de águas em sua carreira.

"Lá, senti a energia dos melhores atletas do Brasil e tive a certeza de que quero continuar fazendo parte desse ambiente", conta Alejandro.

Durante os treinamentos, que aconteceram no Rio de Janeiro, ele passou por testes físicos detalhados, aprimorou seus tempos na natação e na corrida e teve acesso a uma equipe de especialistas que analisaram seu potencial de alto rendimento. O aprendizado e a vivência ao lado de outros 6 atletas detentores dos melhores tempos do Brasil na categoria 15 a 16 anos, reforçaram sua determinação em chegar ao topo.

Agora, ele se prepara para os desafios internacionais: em 2025, competirá no Sul-Americano e no Pan-Americano, com a meta de ficar entre os três primeiros.

Com foco, disciplina e paixão pelo que faz, Alejandro segue firme na busca por seus objetivos, mostrando que o Brasil tem um novo nome promissor no triatlo.


0 تعليقات

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar