![]() |
CBJ/Divulgação |
O judô brasileiro teve um bom início no Open Europeu de Varsóvia e faturou duas medalhas no primeiro dia de competição. Neste sábado (22), Karol Gimenes garantiu a prata e Beatriz Freitas foi bronze, ambas na categoria até 78kg.
Karol estreou bem, com vitória relâmpago por ippon sobre a polonesa Dominika Kuzma-Bell, aos 10 segundos de combate. Em seguida, nas oitavas de final, também não teve dificuldades contra a israelense Shaked Amihai e venceu outra vez por ippon.
Nas quartas, a brasileira teve pela frente a australiana Maria Swan, e conseguiu um waza-ari para avançar à semifinal. Nesta fase, a luta contra a alemã Lea Schid foi disputada e seguiu até os quatro minutos e meio de golden score, sendo definida nas punições a favor da brasileira (3-1).
No confronto final do dia, Karol enfrentou a também alemã Julie Hoelterhoff. A brasileira teve algumas chances de ataque, mas a poucos segundos do fim, foi projetada em waza-ari e não teve tempo de reverter o placar. Medalha de prata para ela, em sua estreia na temporada 2025.
Enquanto isso, na chave de cima, Beatriz Freitas começou o dia vencendo a francesa Liz Ngelbeya, cabeça de chave número um da competição, por waza-ari. Na luta seguinte, nas oitavas, passou pela ucraniana Anna Kazakova, também por waza-ari, e chegou às quartas para enfrentar a alemã Lea Schid, que venceu a brasileira com um waza-ari seguido de estrangulamento.
Para continuar sonhando com a medalha de bronze, a brasileira precisaria vencer, em seguida, a australiana Maria Swan na repescagem. E ela fez isso, conseguindo anotar no placar um yuko e um ippon. Na decisão do bronze, Beatriz teve pela frente a francesa Kaila Issoufi, e venceu ao encaixar uma bela chave-de-braço na adversária.
O Open de Varsóvia continua neste domingo (23), e o Brasil terá mais quatro atletas em ação. No feminino, Clarice Ribeiro (48kg), de 16 anos, faz sua estreia em competições internacionais sênior, enquanto no masculino, Kauan dos Santos (81kg), Guilherme Morais (90kg) e Wilgner Mendes (100kg) fecham a escalação brasileira.
Com informações da confederação Brasileira de Judô
0 Comentários