![]() |
Foto: Agência i7/SADA Cruzeiro |
No próximo dia 1º de março, o técnico Filipe Ferraz, do Sada Cruzeiro, completará 45 anos. Prestes a também comemorar 15 anos com a camisa celeste, seja como jogador – chegou ao clube na temporada 2011/2012 - e, desde 2021, como técnico, Filipe revelou os ídolos que fizeram e fazem parte da sua caminhada no vôlei.
“Na minha fase inicial era o Michael Jordan. Um cara espetacular, jogador único, agressivo, que a todo instante era colocado à prova e, na época, queria me espelhar nele. Depois, vieram os caras de Barcelona-92, que também inspiraram, mas o Nalbert sempre foi um grande espelho e com quem tive o prazer de jogar junto no Banespa, onde fomos campeões da Superliga 2004/2005. Ele foi um grande mentor na minha carreira e que me ajudou no meu crescimento, desenvolvimento e amadurecimento como atleta. Hoje, na parte de treinamento, existem muitos bons técnicos em outras modalidades, mas, precisamente no voleibol, sem sombra de dúvidas, tenho o Zé Roberto. É um cara espetacular na parte de gestão, gestão de grupo, de liderança. É um espelho e conquistou tantas coisas boas para o Brasil. Também vejo o Zé Roberto como um caminho a ser seguido”.
Nestes quase 15 anos com a camisa do Sada Cruzeiro, Filipe somou 39 títulos como jogador da equipe, e já acumula mais 16 como técnico. Em sua quarta temporada no comando do time, o mineiro de Joaíma espera aumentar a coleção de troféus para o clube. A eliminação na Copa Brasil – o Sada Cruzeiro perdeu nas quartas de final para o Joinville – serviu para acender um alerta.
“Ter saído da Copa Brasil nos permitiu também um olhar mais profundo da nossa equipe, do que precisamos melhorar, construir, crescer como time e individualmente. Algumas coisas já conseguimos identificar. Esse é o meu papel também. Como a gente joga muitos torneios, sempre pressão, é muito pouco tempo, às vezes, para trabalhar mesmo. Sempre colocado em prova. Teremos um jogo decisivo com o Vôlei Renata, um confronto direto, sábado, e depois vamos ter um respiro para a gente trabalhar o que precisamos. Vou dar ênfase da nossa parte técnica de bloqueio, de sideout, corrigir algumas situações do nosso saque sempre visando os playoffs da Superliga. Antes disso, teremos o Sul-Americano, um torneio importantíssimo para nós”, afirmou Filipe.
O Sada Cruzeiro lidera a classificação da Superliga 24/25 com 42 pontos, seguido pelo Vôlei Renata (SP), com 35. As duas equipes se enfrentarão neste sábado, dia 22, às 18h30, com transmissão ao vivo do Sportv 2. Já o Sul-Americano de Clubes será disputado entre os dias 12 e 16 de março, em Uberlândia (MG).
0 Comentários