Atletas foram em busca de pontos para o ranking internacional e já desbravaram a pista dos Jogos Olímpicos 2028
![]() |
Foto: Divulgação/CBCa |
Mais medalhas para a canoagem nacional. Os atletas brasileiros encerraram neste final de semana sua passagem pelos Estados Unidos com a participação em mais uma etapa do ICF Ranking Series, desta vez realizada em Oklahoma. A competição foi disputada no Riversport OKC, pista do Campeonato Mundial de 2026 e dos Jogos Olímpicos de 2028. Ao final da disputa, o Brasil somou seis medalhas: 3 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze.
Na sexta (28) foram quatro medalhas. No K1 feminino, Ana Sátila garantiu o lugar mais alto do pódio com o tempo de 94.36s. Omira Estácia conquistou a prata no C1 feminino (108.58s), enquanto Mathieu Desnos brilhou no K1 masculino, vencendo com o tempo de 85.49s. Charles Corrêa também subiu ao pódio, levando o bronze no C1 masculino com 106.70s.
O sábado (29) foi dedicado às provas do time-trial do caiaque cross, e os brasileiros continuaram mostrando força. Ana Sátila novamente se destacou, registrando o melhor tempo no time-trial feminino. Entre os homens, Pedro Gonçalves – o "Pepê" – fez excelente prova e garantiu a medalha de prata no time-trial masculino.
Após conquistar a medalha de bronze no C1 masculino, Charles Corrêa celebrou o resultado e destacou a competitividade do início da temporada: "Foi uma disputa bem competitiva. Graças a Deus, conquistamos mais uma medalha para o Brasil. É um início de temporada bastante puxado — em Montgomery fiquei em quinto lugar e agora consegui subir ao pódio. Os tempos estão muito apertados e ainda temos muito a trabalhar. Tivemos a oportunidade de conhecer o canal olímpico, o que nos dá uma experiência importante para chegar fortes lá. Obrigado, Brasil, pela torcida”, expressou.
Já Omira Estácia Neta, prata no C1 feminino, valorizou a conquista em meio a um evento de grande nível técnico: "Estou muito feliz e contente com a minha medalha de prata, ainda mais em uma competição de alto nível."
Destaque absoluto com duas medalhas de ouro, Ana Sátila comentou a importância de competir na pista olímpica que receberá os Jogos de Los Angeles 2028: "Foi uma grande satisfação competir na pista das próximas Olimpíadas. Estou feliz com o meu desempenho. Foi uma competição incrível, bem acirrada do início ao fim. Sair daqui com essa vitória, que é tão importante para o meu país, significa muito. Agradeço aos torcedores e à Confederação Brasileira pelo apoio."
Sobre a competição
A etapa do ICF World Ranking em Oklahoma reuniu atletas de diversas nações e serviu como importante termômetro para a preparação rumo aos próximos grandes eventos internacionais da modalidade. Para a equipe brasileira, além dos pontos no ranking, a experiência na pista que sediará os Jogos de 2028 foi estratégica e enriquecedora.
Bateria Extra
No domingo (30), a programação foi encerrada com baterias extras de Canoagem Slalom para a seletiva norte-americana. As provas serviram como preparação adicional e não contaram pontos para o ranking da Federação Internacional de Canoagem (ICF), com os brasileiros participando como convidados.
Os detalhes ficaram por conta do Slalom Masculino, onde Kauã da Silva ficou em 3º lugar na primeira descida. Na segunda descida, Charles Corrêa também garantiu o 3º lugar. No Slalom Feminino, Omira Estácia Neta foi destaque com dois pódios: ficou em 2º lugar tanto na primeira quanto na segunda descida.
No Caiaque Masculino, destaque para Mathieu Desno que ficou em 1º lugar na primeira descida e em 2° lugar na segunda descida. Já Pedro Gonçalves brilhou na segunda descida e também conquistou o 1º lugar. No Caiaque Feminino, Omira Estácia Neta novamente teve ótimo desempenho, ficando em 2º lugar na primeira descida e em 3º lugar na segunda.
Medalhas do Brasil no ICF Ranking – Oklahoma 2025
Ana Sátila
Ouro – WK1
Ouro – WK1 (Time Trial Feminino)
Mathieu Desnos
Ouro – MK1
Pedro Gonçalves (Pepê)
Prata – MK1(Time Trial Masculino)
Omira Estácia Neta
Prata – WC1
Charles Corrêa
Bronze – MC1
Outros Resultados dos Atletas Brasileiros:
WC1
Milena Sofia – 8º lugar
WK1
Omira Estácia Neta – 4º lugar
Milena Sofia – 10º lugar
MC1
Gerson Terres de Oliveira Junior – 6º lugar
Kauã da Silva – 10º lugar
José Silva – 12º lugar
MK1
Pedro Gonçalves (Pepê) - 5º lugar
MK1 Final B
Davi Santhiago dos Santos Ribeiro – 12º lugar
Gerson Terres de Oliveira Junior – 15º lugar
Caiaque Cross Time Trial
Feminino
Milena Sofia – 11ª posição
Omira Estácia Neta – 15º lugar
Masculino:
Mathieu Desnos – 6º lugar
Davi Santhiago dos Santos Ribeiro – 8º lugar
Gerson Oliveira Junior – 29º lugar
Kauã da Silva – 32º lugar
0 تعليقات