O jovem Gui Khury, de apenas 16 anos, alcançou nota histórica de 98.00 para vencer a final do Vert no STU Pro Tour, em Porto Alegre (RS), nesse domingo (30). O campeão mundial de skate vertical dominou a bateria de ponta a ponta e saiu com o segundo título no torneio, após vencer o Park, no último domingo (23). Na Mini Ramp, Raicca Ventura venceu bateria apertada contra japonesa e Luiz Francisco liderou top-4 brasileiro.
![]() |
Foto: Thiago da Luz/STU |
Gui Khury brilhou e voou alto na pista de 4,20 metros do STU POA. O fenômeno brasileiro de 16 anos arrancou 720º e 900º para aumentar as notas aos poucos. Primeiro, o jovem recebeu 94.00, suficiente para o título.
Na sequência, Khury anotou 97.17 e levou o público e locutores a loucura com drop de 98.00, recorde histórico. O curitibano é o atual campeão mundial de vertical e venceu a categoria Park do STU Pro Tour POA, no último domingo (30), mostrando força no início do ciclo olímpico para Los Angeles 2028, nos EUA.
“É meu primeiro campeonato internacional de Vert aqui no Brasil. Aliás, o STU está de parabéns por essa nova competição. Foram dois finais de semana sensacionais. Estou sem palavras para descrever o que vivi. Muito feliz. Venci no Park, no Vert e também cheguei à final da Mini Ramp. Muito louco! E ainda tirei um 98,00 e igualei um recorde do Bob, uma das minhas referências. Estamos aqui para fazer história. Sou muito grato por tudo que vivi e vivo nesses anos”, desabafou o campeão.
A prata ficou com o brasileiro Luigi Cini. Cria do Vert, Cini superou os estadunidenses Tate Carew, bronze na prova, e JD Sanchez no fim para buscar o segundo lugar com marca de 92.42. O Vert não é prova olímpica, mas atrai os skatistas com o apelo radical e a tradição da pista na modalidade. Em Porto Alegre, a modalidade apenas contou com chave masculina.
SURTE+: Com Rayssa Leal e Raicca Vnetura, seleção brasileira de skate é convocada para a temporada 2025
O STU também apresentou o Mini Ramp, versão menor e desafiadora do vertical. Os pódios foram recheados com brasileiros nas chaves feminina e masculina. Na disputa dos homens, Luiz Francisco liderou top-4 nacional com nota de 94.00.
Em seguida, Pedro Carvalho foi prata com 92 e André Mariano fechou o pódio ao receber nota mais alta de 89. No quarto lugar, Pedro Quintas ficou perto da medalha com 85 pontos. Gui Khury não repetiu a dose e foi oitavo com 74.
O campeão comentou sobre a prova e exaltou a disputa com os compatriotas, "por andar de Street e de Park, isso me proporciona a colocar tudo que sei fazer dos dois aqui na Mini Ramp. Na verdade, eu gosto é de andar de skate, não interessa em que piso. Mas essa pista é democrática demais, e é muita diversão."
"Eu sabia que tinha andado bem, mas não acompanhava direito o que os outros estavam fazendo. Só tinha certeza de que meu irmão (André Mariano) tinha feito umas voltas boas e que o Pedrinho (Pedro Carvalho) tinha soltado umas bombas. Não reparei quantas tricks cada um deu. Feliz demais com esse título”, declarou Luizinho.
A campeã mundial e do Pro Tour POA de skate park, Raicca Ventura levou o segundo troféu para casa ao vencer a disputa da Mini Ramp com a marca de 92. A andreense sobrou pouco na primeira posição em relação a segunda colocada Mizugo Hasegawa, do Japão, que recebeu nota 90. Em terceiro, Yndiara Asp foi bronze com 86, enquanto a jovem sensação Fernanda Tonissi foi quarta colocada com marca de 84.
O modelo de disputa da Mini Ramp tem sessão com os skatistas dropando de forma separada e, no fim, "jam session", com os skatistas juntos na pista. Os juízes apenas divulgam a nota total ao fim da prova, então Raicca e Mizugo viveram momentos de tensão até a vitória da brasileira ser anunciada.
“Fiquei muito surpresa mesmo, mas bem feliz, claro. Na verdade, sabia que estava numa briga bem forte com a Mizuho, mas consegui acertar muitas manobras, algumas arriscadas. Tive que dar o flip na 45, e vinha errando todos", comentou Raicca.
"E ainda dei o Flip Indy na Jam desordenada, quando você fica mais livre para fazer umas tricks que não encaixaram antes, mas com cuidado para desviar das outras meninas. Muito louco! Senti uma energia muito grande vinda da arquibancada. Assim, acertava uma já querendo acertar outra”, vibrou a campeã.
RESULTADO FINAL – SKATE VERTICAL
1º – Gui Khury (BRA) – 98,00
2º – Luigi Cini (BRA) – 92,42
3º – Tate Carew (EUA) – 90,61
4º – Rony Gomes (BRA) – 88,67
5º – JD Sanchez (EUA) – 88,60
6º – Thomas Augusto (POR) – 86,74
7º – Dan Sabino (BRA) – 82,00
8º – Alessandro Mazzara (ITA) – 50,00
RESULTADO FINAL – MINI RAMP PRO ATTACK MASCULINO
1º – Luiz Francisco (BRA) – 94,00
2º – Pedro Carvalho (BRA) – 92,00
3º – André Mariano (BRA) – 89,00
4º – Pedro Quintas (BRA) – 85,00
5º – Danny León (ESP) – 84,00
6º – Fernando Previ (BRA) – 82,00
7º – Gustavo Picaski (BRA) – 77,00
8º – Gui Khury (BRA) – 74,00
RESULTADO FINAL – MINI RAMP PRO ATTACK FEMININO
1ª – Raicca Ventura (BRA) – 92,00
2ª – Mizuho Hasegawa (JAP) – 90,00
3ª – Yndiara Asp (BRA) – 86,00
4ª – Fernanda Tonissi (BRA) – 84,00
5ª – Dora Varella (BRA) – 76,00
6ª – Marina Lima (BRA) – 72,33
7ª – Alisa Fessl (AUT) – 68,00
8ª – Maite Demantova (BRA) – 61,00
0 Comentários