Últimas Notícias

João Fonseca encerra excelente gira nos EUA com queda para top-15 no Masters 1000 de Miami

O pródígio João Fonseca sofreu derrota para o australiano Alex de Minaur (10) por 3 sets a 2, em parciais de 5/7 7/5 6/2, após 2h31m de jogo. Nessa segunda-feira (24), a partida válida pela terceira rodada do Masters 1000 de Miami, nos EUA, encerrou a gira de João na quadra dura estadunidense. O carioca acumula um título e sete vitórias em dez jogos. A promessa brasileira entra no top-60 e realiza pausa nas competições para recuperação física.

Foto: AFP/Arquivo

A campanha de João Fonseca no 1000 de Miami, nos EUA, chegou ao fim, nessa segunda (24), com derrota para o australiano Alex de Minaur, atual 11º do mundo e cabeça de chave 10 na Flórida, pelo placar de 3 sets a 2. O brasileiro alcança a melhor campanha em Masters 1000, fecha primeiro quarto da temporada com dois títulos e fura o top-60 mundial como 58º do mundo, melhor marca pessoal na carreira.

O carioca cai na terceira rodada do Masters 1000 de Miami e encerra série de sete vitórias seguidas em dez partidas disputadas. Essa foi a melhor campanha de João no nível. Abrindo a gira de quadra dura nos EUA, João caiu na segunda rodada do Master de Indian Wells para o britânico Jack Draper, futuro campeão. Na estreia, superou o europeu Jacob Fearnley.

Em seguida, o brasileiro fez campanha excelente com cinco vitórias no 175 de Phoenix, categoria mais alta do nível Challenger, encerrando a semana com o título do torneio. Na campanha, Fonseca superou grandes nomes do tênis, como Kei Nishikori e Alexander Bublik. Em Miami, João venceu o local Learner Tien, na estreia, e o francês Ugo Humbert, na segunda fase. Nessa segunda (24), foi derrotado pro De Minaur e deu adeus ao torneio.

A temporada do carioca está cansativa, até o momento o brasileiro já disputou nove torneios e 32 jogos de dezembro até março - contabilizando o Next Gen Finals, que foi próximo do início de 2025-, equivalente a um mês inteiro de partidas sem pausas. No ano, João conquistou os títulos do ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, e os Challengers de Phoenix, nos EUA, e Camberra, na Austrália. Além disso, venceu dois tenistas entre os 20 melhores ranqueados, apresentando alto nível de tênis contra os melhores do circuito.

Com poucas pausas para descanso e recuperação, mesmo com derrota precoce no ATP 500 Rio Open, torneio em sua cidade natal, o brasileira pula compromissos após Miami e anuncia pausa em competições. O foco do carioca será a disputa de Roland Garros, segundo Grand Slam da temporada disputado no saibro francês.

O jogo

No primeiro set de jogo, os tenistas aceleraram games e não abriram brechas para ralis. O brasileiro cresceu no parte final do período e surpreendeu o australiano. Com o placar igualado em 5/5, João furou o serviço de Minaur para levar o placar à 6/5. Em seguida, Fonseca fez bom serviço, sobreviveu a ofensiva de Alex e anotou 7/5 e 1x0.

A segunda parcial começou diferente, De Minaur venceu game de abertura do set com sete bolas e abriu 1/0. Sem dar sobras para João, o australiano aumentou a vantagem para 3/0. Estando uma quebra atrás, Fonseca deu o troco e empatou o período em 3/3.

Nos games seguintes, o brasileiro teve três chances de furar o serviço de Alex, mas desperdiçou e o jogo foi para 5/5. O rival oceânico aumentou o ritmo, perdeu dois pontos em oito nos games finais e anotou 7/5. Com o jogo em 1x1, o terceiro set foi iniciado para desempatar o confronto.

João abriu o set com convicção e aproveitou ritmo baixo de Minaur para abrir 2/0. Entretanto, o australiano, ex-top 6 do mundo, percebeu o cansaço natural de Fonseca, que com 18 anos já tem 25 jogos na temporada, e impulsionou virada para 5/2. Mesmo com João apresentando retomada com vitória no oitavo game, Minaur fechou o jogo em 6/3 e 2x1.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar