Últimas Notícias

Nova presidente eleita do COI é recebida como heroína no Zimbábue

Kirsty Coventry, voltou para sua terra natal sendo a primeira mulher e a primeira africana a chefiar o Comitê Olímpico Internacional 


Kirsty Coventry será a nova mandatária do COI - Foto: Fabrice Confrini/AFP

Nos braços do povo. Podemos dizer que foi assim a chegada de Kisrty Coventry ao Zimbábue após vencer a eleição para Presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI). Nesse domingo, 23, a mandatária aterrizou no aeroporto de Harare com recepção histórica pelos presentes.

Foi a primeira vez que Coventry voltou a sua terra natal depois da vitória ocorrida na última quinta-feira, 20. Na chegada ela agradeceu o carinho e compartilhou o êxito com todos. “Obrigada do fundo do meu coração por caminharem nessa jornada comigo, porque todos vocês desempenharam um papel significativo nisso. E esse não é apenas meu sucesso, é o nosso sucesso", relatou.

A ex-nadadora de 41 anos é Ministra dos Esportes do Zimbábue desde 2018, além de ser uma das maiores atletas africanas na história das Olimpíadas com sete medalhas ao total, sendo duas de ouro nos 200m nado costas nos Jogos de Atenas, em 2004, e Pequim, 2008.

Será a primeira vez na história que o COI será comandado por uma mulher e também por uma africana. "Durante a campanha, eu foquei muito em ser a melhor pessoa. Não em gênero, não em continente. Mas agora estou realmente muito orgulhosa de podermos dizer que somos a primeira zimbabuense, a primeira africana e a primeira mulher", disse Coventry aos jornalistas.

Sua gestão iniciará no dia 23 de junho, quando o atual Presidente, Thomas Bach, deixará o cargo em definitivo. Kirsty Coventry não esconde o entusiasmo e a ansiedade para começar os trabalhos frente ao COI. “Será uma gestão emocionante. Muitos desafios diferentes, mas muitas oportunidades".

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar