O líder do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Inverno a serem realizados na Itália de 6 a 22 de fevereiro de 2026, Giovanni Malagò, ressaltou que a participação de estrelas da National Hockey League trará benefícios comerciais e esportivos únicos para o país anfitrião.
Malagò, presidente do Comitê Organizador Olímpico e Paralímpico dos Jogos Olímpicos de Inverno, descreveu o retorno confirmado dos jogadores da National Hockey League (NHL) aos Jogos Olímpicos de Inverno como "uma oportunidade muito grande", falando nesta quinta-feira na 144ªsessão do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Costa Navarino.
O acordo para trazer os melhores jogadores de hóquei do mundo para as Olimpíadas foi anunciado em 2 de fevereiro pela NHL, a Associação de Jogadores da NHL e a Federação Internacional de Hóquei no Gelo (IIHF). Este acordo garantirá a presença desses craques não apenas em Milano Cortina 2026, mas também nos próximos Jogos de Inverno nos Alpes franceses em 2030.
Os jogadores da NHL não participam dos Jogos Olímpicos de Inverno desde Sochi 2014. Eles perderam Pyeongchang 2018 devido a desafios logísticos e custos de viagem, e Pequim 2022 devido à pandemia de COVID-19, resultando em uma perda significativa para o espetáculo de inverno.
"É óbvio que esta é uma oportunidade muito grande para nós, para a Itália, para os Jogos e para o Movimento Olímpico. Para Milano Cortina 2026 em particular, o retorno de atletas profissionais representa um valor agregado", enfatizou Malagò.
Malagò, que também é presidente do Comitê Olímpico Italiano (CONI), enfatizou o apelo comercial e público do hóquei no gelo: "Se você olhar para o que está acontecendo com a venda de ingressos, é fácil vinculá-los ao evento de hóquei no gelo. É claramente uma carta que estamos muito felizes em jogar, tanto em termos de imagem e receita comercial, quanto em muitos outros aspectos, porque sabemos o quão complicado foi encontrar as soluções certas para alcançar essa oportunidade maravilhosa", acrescentou.
Enquanto isso, Andrea Varnier, CEO da Milano Cortina 2026, confirmou o rápido progresso da Santagiulia Ice Hockey Arena em Milão, o principal local da competição olímpica de hóquei no gelo.
A arena, financiada por investidores privados, inicialmente enfrentou atrasos devido à incerteza econômica causada pelo COVID-19. No entanto, de acordo com Varnier, a construção acelerou e o cronograma original está sendo mantido.
"O plano diretor permanece o mesmo que concordamos com o desenvolvedor há um ano. Estaremos trabalhando na arena a partir de outubro, instalando elementos temporários, incluindo a superfície de gelo, pois esta não será uma pista permanente. A arena será totalmente entregue a nós no início de dezembro, permitindo-nos realizar nosso evento-teste e garantir total prontidão. Também decidimos usar este local para os Jogos Paralímpicos, o que considero muito importante", explicou Varnier.
Outro destaque da reunião foi a confirmação do progresso no Centro Olímpico de Deslizamento em Cortina d'Ampezzo, um local histórico que receberá 60 atletas para um evento-teste na próxima semana.
Varnier defendeu a construção da pista de deslizamento, argumentando que Cortina é o local ideal para esta nova instalação, dado o seu legado histórico e a paixão local pelo esporte. "Quando estávamos discutindo se deveríamos ou não construir este centro, realmente acreditávamos que, se havia um lugar no mundo onde fazia sentido, era Cortina. Por causa de sua incrível história e tradição no esporte. Todo mundo conhece Eugenio Monti e, embora a antiga pista não seja usada há quase 15 anos, a paixão local ainda está lá", disse ele.
Varnier acrescentou que a nova instalação é inovadora e sustentável, sendo a primeira pista do mundo a usar glicol em vez de amônia para resfriamento. "Esperamos que seja usado para treinamento e competições internacionais. As federações se comprometeram a realizar eventos lá, começando com os Jogos Olímpicos da Juventude de 2028. Há um futuro para esta pista e uma grande paixão pelo esporte do luge em Cortina", concluiu.
Com o retorno confirmado das estrelas da NHL, sólido apoio do governo, progresso suave na construção do local e um claro compromisso com a sustentabilidade e o legado esportivo, Milano Cortina 2026 está caminhando com confiança para a terceira Olimpíada de Inverno da Itália, um fato que enche os italianos de orgulho, pois eles sabem que os olhos do mundo em breve estarão voltados para a nação mediterrânea.
0 Comentários