A cidade de Pasadena anunciou que o Rose Bowl sediará as semifinais e finais de futebol masculino e femininos nas próximas olimpíadas, já que a lista de locais de Los Angeles 2028 continua a tomar forma antes dos Jogos.
O acordo de Pasadena com o comitê organizador do LA28 foi anunciado no mesmo dia em que a cidade de Los Angeles e o LA28 trabalharam em acordos complexos que incluem encontrar um lar para dois dos mais novos esportes dos Jogos.
Há muito se esperava que o Rose Bowl sediasse partidas de futebol masculino e feminino, um plano confirmado oficialmente na quarta-feira. O estádio já sediou eventos durante duas Olimpíadas anteriores e partidas icônicas da Copa do Mundo, como a decisão entre Brasil e Itália na Copa de 94, onde o Brasil se sagrou tetracampeão mundial.
Um comitê 'ad hoc' da Câmara Municipal de Los Angeles aprovou planos de locais atualizados apresentados pela LA28, a organização privada responsável por sediar os Jogos de 2028. O LA28 embaralhou alguns locais de eventos esportivos em um esforço para aumentar a receita e reduzir o risco.
Grande parte do plano revisado do local foi revelado durante o verão, mas as mudanças no acordo original dos Jogos alcançado quando Los Angeles ganhou o direito de sediar as Olimpíadas de 2028 ainda não haviam sido aprovadas pela Câmara Municipal.
Os ajustes do acordo dos Jogos incluem a mudança do basquete para o Intuit Dome e da natação olímpica para o SoFi Stadium e a mudança da ginástica para Crypto.com Arena - ginásio do Los
Angeles Lakers. O Comitê LA28 apresentou revisões aos planos de julho passado em 14 de março, colocando flag football e lacrosse no BMO Stadium e movendo o vôlei sentado dos jogos paralímpicos do Pauley Pavilion para a Long Beach Arena.
Angeles Lakers. O Comitê LA28 apresentou revisões aos planos de julho passado em 14 de março, colocando flag football e lacrosse no BMO Stadium e movendo o vôlei sentado dos jogos paralímpicos do Pauley Pavilion para a Long Beach Arena.
Arrastar o basquete para o novo local de Inglewood, que não existia durante a candidatura original para os Jogos, permite que a ginástica artística, um dos principais eventos dos Jogos de Verão, esteja na frente de uma multidão de cerca de 20.000 pessoas, em comparação com os aproximadamente 17.000 do Fórum. A arena do centro também tem um espaço maior do que o Fórum, que originalmente deveria sediar competições de ginástica.
A oferta inicial previa a construção de uma piscina temporária no campus da USC para abrigar a natação olímpica, mas a escola iniciou a construção de uma instalação de futebol. Após o sucesso das seletivas de natação dos EUA de 2024 no Lucas Oil Stadium de Indianápolis, o LA28 propôs a mudança da natação olímpica para o estádio da NFL de Inglewood, que sediará um segundo Super Bowl em 2027.
Usar as instalações esportivas existentes para manter as despesas baixas e maximizar as vendas de ingressos é fundamental para o LA28, que prometeu pagar a conta das Olimpíadas estimada em US $ 7 bilhões por meio da venda de ingressos, patrocínios corporativos, mercadorias e contribuições do Comitê Olímpico Internacional. Mas os legisladores municipais e estaduais concordaram em ser um apoio financeiro. A cidade pode ser responsável por até US $ 270 milhões por qualquer dívida dos Jogos, com despesas adicionais indo para o estado e depois de volta para os contribuintes de Los Angeles.
"Não podemos absolutamente permitir isso em nenhuma circunstância", disse o presidente do Conselho Municipal e presidente ad hoc, Marqueece Harris-Dawson, durante a reunião. "Não podemos pagar nem metade disso, muito menos a força total. Portanto, temos que garantir que isso seja feito e feito corretamente e feito de uma maneira como em 1984, onde a cidade de Los Angeles fica com ativos como resultado dos Jogos de Verão, em vez de dívidas.
Enquanto os Jogos de 1984 geraram um lucro de mais de US $ 250 milhões, o maior evento esportivo do mundo cresceu em escopo durante as últimas quatro décadas. Em vez de 21 esportes, Los Angeles sediará 36 esportes olímpicos em 2028 e os primeiros Jogos Paralímpicos dos Estados Unidos. O tamanho dos Jogos exigiu a mudança de alguns eventos para fora dos limites da cidade, incluindo Inglewood e Long Beach, ao mesmo tempo em que adicionou o Vale de San Fernando pela primeira vez.
A Bacia de Sepulveda agora sediará pentatlo moderno, BMX, skate e basquete 3x3, enquanto a última proposta mudou a canoagem slalom para um local existente em Oklahoma City, o hipismo para Temecula e o tiro e o tiro para um local que não foi determinado fora da cidade.
No plano original dos Jogos proposto antes da construção do BMO Stadium, o local deveria abrigar rodadas preliminares de futebol. Mas as partidas de qualificação agora serão realizadas em estádios de todo o país, como tem sido comum durante as últimas Olimpíadas.
O anúncio da cidade observou que há mais acordos programados para serem negociados e assinados até 2027 que ditarão exatamente como os eventos olímpicos de 2028 serão sediados e como serão financiados.
"Pasadena tem orgulho de ser uma cidade-sede que apoia a cidade-sede de Los Angeles para os Jogos de 2028 e estamos ansiosos para receber o mundo no icônico Rose Bowl Stadium. Garantiremos que todos os visitantes desfrutem da melhor experiência possível nos Jogos com tudo o que nossa cidade tem a oferecer", disse o prefeito de Pasadena, Victor M. Gordo, em um comunicado à imprensa.
O flag football, que fará sua estreia olímpica, e o lacrosse, que não é um esporte medalhista nas Olimpíadas desde 1908, compartilharão o BMO Stadium e trarão mais dias de competição e mais partidas por medalhas para o centro da cidade. Eles estavam entre os novos esportes adicionados ao programa olímpico em outubro de 2023 e não incluídos no lançamento inicial do local no verão passado.
Entre outros recém-chegados olímpicos, o squash e o críquete ainda não foram colocados nos locais para os Jogos de 2028, enquanto o LA28 não finalizou o local para o beisebol ou as finais do futebol. O softbol, que voltou ao programa olímpico em uma oferta conjunta com o beisebol, será realizado em Oklahoma City, local da Women's College World Series.
O plano de local atualizado economizaria cerca de US$ 156 milhões, de acordo com o LA28. Ao mesmo tempo em que aumenta o número total de ingressos em eventos realizados dentro da cidade, o novo plano também reduzirá o percentual de ingressos vendidos em 5%, de acordo com um relatório conjunto do oficial de administração da cidade e do analista-chefe legislativo datado de 12 de novembro de 2024.
O relatório pediu que o LA28 "conduza um estudo independente de impacto na economia para destacar os impactos previstos dos Jogos de 2028 na cidade e na região, que incorpore as mudanças de local solicitadas, disciplinas esportivas adicionadas e lições aprendidas com os Jogos de Paris de 2024". O relatório deve ser enviado à cidade de Los Angeles até 30 de junho.
A cidade está avançando com o planejamento olímpico enquanto ajuda na reconstrução após incêndios florestais devastadores.
"Conheço em primeira mão a energia e a inspiração que Los Angeles traz ao mundo. Olha, as Olimpíadas de 2028 são para garantir que nossa cidade, a capital criativa do mundo, esteja no centro dessa experiência global", disse Harris-Dawson em um comunicado. "Continuaremos focados em nosso trabalho de recuperação, investindo de forma inteligente e abrindo portas de oportunidades para nossas comunidades. Não estamos apenas nos preparando para que o mundo nos visite - estamos preparando o terreno para inspirar o mundo, como só Los Angeles pode.
Com os Jogos programados para começar em cerca de três anos e meio, finalizar o plano para os locais é uma prioridade antes de avançar com outras preocupações importantes, incluindo transporte e operações de eventos. A Câmara Municipal votará no plano atualizado do local na sexta-feira e a confirmação final do plano é esperada após revisão e aprovação do conselho executivo do Comitê Olímpico Internacional em 9 de abril.
0 Comentários