Últimas Notícias

Tatiana Weston-Webb anuncia pausa na carreira para cuidar da saúde após 10 anos de dedicação ao esporte profissional

A surfista Tatiana Weston-Webb, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, anunciou pausa na carreira e abandono da Liga Mundial de Surfe (WSL), nessa quinta-feira (27), em postagem nas redes sociais. A gaúcha comunicou que durante consulta com psicóloga, foi detectado desgaste físico e emocional, que poderia gerar piora na saúde mental. Atual 17° no ranking da WSL, a surfista foi vice-campeã em 2021.

Foto: Photo by Beatriz Ryder/World Surf League
O principal nome do surfe feminino no país, Tatiana Weston-Webb não dará prosseguimento nas disputas da Liga mundial este ano. A gaúcha anunciou pausa indefinida na carreira, acusando desgaste físico e mental que iniciou ainda nos primeiros passos da temporada, a qual já teve três etapas. Tatiana dedicou os últimos 10 anos de vida para a disputa da Liga Mundial de Surfe (WSL), porém, inicou o ano com resultados abaixo do esperado, tendo como melhores resultados dois 9° lugares, além de um 17°.

A carreira de Tati Weston-Webb é longíqua no surfe, são 10 anos como surfista profissional desde a estreia no Qualifying Series em 2015, quando foi novata do ano. A gaúcha tem quatro título em etapas do Championship Tour (CT), primeira divisão da liga mundial, em 12 finais: Jeffrey's Bay, na África do Sul (2022), Supertubos, em Portugal (2022), Margaret River, na Austrália (2021) e Huntington Beach, nos EUA (2016).

Os troféus são somados aos vice-campenatos dos Jogos de Paris, 2024, realizado no Taiti, onde a brasileira já conquistou nota 10, e do WSL Finals de 2021. Em 2024, a porto-alegrense foi terceira colocada geral. Além disso, Weston-Webb é campeã dos Jogos Pan-americanos e duas vezes medalhista de ouro no mundial júnior.

A surfista brasileira comentou sobre a decisão e como foi o processo de decisão para se afastar do surfe competitivo, que envolveu entender os limites do próprio corpo e mente:

"Esse não está sendo um tempo fácil para mim. Eu sou incrivelmente grata por tudo que eu conquistei no surfe até agora. Recentemente, eu realizei que precisava prestar mais atenção na minha saúde emocional. Como atleta, eu sempre fui apaixonada pelo que eu faço, mas sei que cuidar do meu bem-estar é essencial para honrar minha paixão e competir em alto nível. O desgaste físico e emocional que eu venho sentido eram claros sinais de que era hora de pausar e reconectar comigo mesma", comentou Tatiana.

Weston-Webb completou, "falar sobre saúde mental nos esportes é algo que eu acredito ser importante para nós. Eu quero ser honesta com os que me seguem e apoiam que admitir que está mostrando vulnerabilidade não nos faz fracos; pelo contrário, nos torna mais humanos e conectados, e isso nos habilita a alcançar todo o nosso potencial dentro e fora de competições. Essa parada não é o fim, mas um novo começo. Eu sei que com o suporte de todo mundo, eu vou retornar para a água mais forte, mais auto-consciente e mais apaixonada que nunca".

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar