Victoria Vizeu foi a única brasileira no quadro principal / Reprodução CBEsgrima |
Entre os dias 27 a 30 de março de 2025, em Marrakesh, no Marrocos, foi disputada a etapa de Marrakesh da Copa do Mundo de esgrima. A arma utilizada foi a espada. O evento contou com a presença de seis brasileiros, cinco no feminino e um no masculino.
Na espada feminina, Maria de Camargo, Maria Guimarães, Maria Paro, Marcela Silva e Victoria Vizeu representaram o Brasil. Com exceção de Maria de Camargo, todas as outras passaram pela fase de grupos (poules) com três vitórias. Eliminada, Maria de Camargo ficou em 211º entre 256 atletas e não levou nenhum ponto para o ranking.
Na fase mata-mata Maria Guimarães perdeu no primeiro duelo contra a neerlandesa Kelly Boone por 15/8, resultado que deixou a brasileira em 185º lugar e lhe deu 0.25 pontos no ranking. As demais brasileiras passaram dessa fase. Maria Paro derrotou a belga Anne Bultynck por 15/14; Marcela Silva, a argentina Rayllen Prafil Capaccio por 15/7 e Victoria Vizeu passou de bye (os melhores atletas das fases iniciais ganham o direito de fazer um duelo a menos).
Na segunda partida do mata-mata Maria Paro perdeu pra chinesa Wanlin Mo por 15/6 e Marcela Silva foi derrotada pela polonesa Zofia Janelli por 15/13. Pelo desempenho no torneio, Marcela ficou em 136º enquanto Maria Paro em 140º. Cada uma obteve 0.25 pontos no ranking. A única brasileira ainda viva no torneio foi Victoria Vizeu, que derrotou a suíça Iulia Izzo por 15/10. Na fase seguinte Victoria passou pela chinesa Chen Chen pelo mesmo placar e entrou no quadro principal. (as 64 melhores).
No quadro principal, nos 32-avos de final, Victoria perdeu pra ucraniana Vlada Kharkova por 15/10 e se despediu da competição em 57º, o que lhe dá direito a 2 pontos no ranking. Ao fim da competição a vencedora foi a húngara Eszter Muhari ao derrotar a atleta neutra de origem russa Aizanat Murtazaeva por 10/9 na final. Os bronzes foram para a estadunidense Hadley Husisian e para a estoniana Katrina Lehis.
Na competição por equipes, as brasileiras foram derrotadas na estreia para as húngaras por 45/25. Como resultado as brasileiras ficaram em 24º entre os 30 times disputantes. O ouro ficou com a China que venceu a Estônia por 42/37 na final. Na disputa do bronze as francesas derrotaram as sul-coreanas por 45/27.
Na espada masculina o único representante brasileiro foi Alexandre de Camargo. Ele passou na fase de poules com três vitórias, mas perdeu na primeira fase de mata-mata para o cazaque Vadim Sharlaimov por 15/12 e terminou em 182º entre 306 atletas. Seu desempenho lhe deu 0.25 pontos no ranking. O campeão ao fim do torneio foi o húngaro Gergely Siklosi ao vencer o tcheco Jakub Jurka por 15/14 na final. Os bronzes foram para o estadunidense Samuel Imrek e para o italiano Davide di Veroli.
Na competição por equipes, sem presença brasileira, o ouro foi para o time húngaro em vitória por 38/28 frente ao selecionado italiano. Na disputa do bronze novamente deu França, desta vez com vitória sobre Israel por 45/34.
Na etapa de Budapeste do Copa do Mundo de esgrima, no sabre masculino, Henrique Garrigos sequer passou pelas poules, terminando em 243º entre 268 atletas e sem obter qualquer ponto no ranking.
0 Comentários