Na primeira sessão de semifinais do STU Pro Tour Porto Alegre, com provas do park feminino e street masculino, realizada nesse sábado (22), nove brasileiros avançaram para as finais. Na final do paraskate, Vini Sardi se tornou campeão com nota 91.33. Mais tarde, semis do street feminino e do park masculino vão cumprir a programação.
![]() |
Foto: Julio Detefon/STU |
A Orla do Guaíba, na capital porto-alegrense do Rio Grande do Sul, recebe a primeira de cinco etapas no ano, com paradas esperadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Portugal e super final em local não definido fora do Brasil. O STU National, circuito brasileiro de skate, também está programado, mas sem destinos e datas definidos por agora.
O paraskate park foi a primeira modalidade a conhecer o campeão no Pro Tour gaúcho. O presidente da Associação Brasileira de Paraskate (ABPSK), órgão que impulsiona o esporte no país, Vini Sardi foi o vencedor da decisão com nota de 91.33. Nas três tentativas, o skatista superou os noventa pontos.
A prata foi vencida por Felipe Nunes (87.58) e o bronze foi conquistado por Italo Romano (82.17). Em seguida, David Soares (79.00), Jota Ribeiro (73.67) e Tony Alves (68.33) completaram a classificação do paraskate park. A modalidade street não será realizada em Porto Alegre.
Em relação a distribuição de vagas nas finais, Raicca Ventura, Yndiara Asp, Dora Varella e Fernanda Tonissi se classificaram para a semi do park feminino. Já entre os homens, Giovanni Vianna, Carlos Ribeiro, Wallace Gabriel, Bruno Silva e Ivan Monteiro avançaram para a decisão.
![]() |
Foto: Julio Detefon / STU |
No park feminino, Yndiara Asp marcou a maior nota da semifinal com volta de 86.00 pontos, venceu a bateria 1 e liderou a classificação de quarteto brasileiro para a final do park feminino. Dora Varella, vencedora da bateria 3 com nota de 81.44, Raicca Ventura (80.00) e Fernanda Tonissi (77.80) se juntam a Ynd na decisão. A japonesa Mizugo Hasegawa e a espanhola Naia Laso completam a lista.
A semi do park feminino fechou com apenas duas skatistas brasileiras sendo eliminadas. Isadora Pacheco e Sofia Godoy dividiram a bateria 3 com Raicca Ventura e Dora Varella e não superaram as compatriotas.
Vencedora da bateria, Dora teve a melhor nota de 81.44 e caiu nas tentativas posteriores. A performance foi parecida com a de Raicca Ventura. A campeã mundial anotou 80.00 na primeira volta e não repetiu o desempenho nas duas descidas seguintes. Em terceiro, Isadora Pacheco fez volta de 78.00 e ficou perto da classificação, mas foi eliminada junto a Sofia, que não passou dos 75 pontos.
O street masculino fechou com Carlos Ribeiro somando 86.42 para ser o melhor pontuador. O brasileiro vai ser acompanhado por Giovanni Vianna, Wallace Gabriel, Bruno Silva e Ivan Monteiro na final. O único "intruso" é o peruano Angelo Cara, fechando card latino para a primeira disputa de título do street masculino do Pro Tour em 2025.
A bateria 1 do park masculino teve Giovanni Vianna como vencedor, o brasileiro anotou 85.77 e ficou a frente de Angelo Caro, do Peru. Vianna mediu bem a soma de volta e melhor manobra, pois nos 45s que teve direito, não teve altas notas para avançar, mas confirmou a vitória na manobra única. Eliminado, João Lucas Alves ficou abaixo dos setenta pontos e atrás do colombiano Jankarlos Gonzalez, também eliminado.
Em seguida, Carlos Ribeiro dominou a bateria 2 com nota de 86.42 e superou o compatriota Ivan Monteiro, que eliminou Filipe Mota por um ponto (67.57 x 66.57). Na última posição, o canadense Cordano Russell também está fora da final. O último heat fechou com o avanço de Wallace Gabriel (75.30) e Bruno Silva (74.73). A dupla tomou conta da bateria para eliminar Gabryel Aguilar e o estadunidense Jake Ilardi.
0 Comentários