Últimas Notícias

Yndiara Asp e Carlos Ribeiro ganham maiores notas nas semis do park feminino e street masculino do STU Porto Alegre

Na primeira sessão de semifinais do STU Pro Tour Porto Alegre, com provas do park feminino e street masculino, realizada nesse sábado (22), nove brasileiros avançaram para as finais. Na final do paraskate, Vini Sardi se tornou campeão com nota 91.33. Mais tarde, semis do street feminino e do park masculino vão cumprir a programação.

Foto: Julio Detefon/STU
O STU Pro Tour Porto Alegre, competição gaúcha que inaugura a mais nova liga global de skate street e park, confirma o amplo favoritismo brasileiro nas primeiras semifinais, complementada com talentos internacionais de alto nível. Com 12 vagas divididas em duas finais, os skatistas locais ocupam dois terços, enquanto três alocações foram para países diferentes: Japão, Espanha e Peru.

A Orla do Guaíba, na capital porto-alegrense do Rio Grande do Sul, recebe a primeira de cinco etapas no ano, com paradas esperadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Portugal e super final em local não definido fora do Brasil. O STU National, circuito brasileiro de skate, também está programado, mas sem destinos e datas definidos por agora.

O paraskate park foi a primeira modalidade a conhecer o campeão no Pro Tour gaúcho. O presidente da Associação Brasileira de Paraskate (ABPSK), órgão que impulsiona o esporte no país, Vini Sardi foi o vencedor da decisão com nota de 91.33. Nas três tentativas, o skatista superou os noventa pontos.

A prata foi vencida por Felipe Nunes (87.58) e o bronze foi conquistado por Italo Romano (82.17). Em seguida, David Soares (79.00), Jota Ribeiro (73.67) e Tony Alves (68.33) completaram a classificação do paraskate park. A modalidade street não será realizada em Porto Alegre.

Em relação a distribuição de vagas nas finais, Raicca Ventura, Yndiara Asp, Dora Varella e Fernanda Tonissi se classificaram para a semi do park feminino. Já entre os homens, Giovanni Vianna, Carlos Ribeiro, Wallace Gabriel, Bruno Silva e Ivan Monteiro avançaram para a decisão.

Foto: Julio Detefon / STU

No park feminino, Yndiara Asp marcou a maior nota da semifinal com volta de 86.00 pontos, venceu a bateria 1 e liderou a classificação de quarteto brasileiro para a final do park feminino. Dora Varella, vencedora da bateria 3 com nota de 81.44, Raicca Ventura (80.00) e Fernanda Tonissi (77.80) se juntam a Ynd na decisão. A japonesa Mizugo Hasegawa e a espanhola Naia Laso completam a lista.

A semi do park feminino fechou com apenas duas skatistas brasileiras sendo eliminadas. Isadora Pacheco e Sofia Godoy dividiram a bateria 3 com Raicca Ventura e Dora Varella e não superaram as compatriotas.

Vencedora da bateria, Dora teve a melhor nota de 81.44 e caiu nas tentativas posteriores. A performance foi parecida com a de Raicca Ventura. A campeã mundial anotou 80.00 na primeira volta e não repetiu o desempenho nas duas descidas seguintes. Em terceiro, Isadora Pacheco fez volta de 78.00 e ficou perto da classificação, mas foi eliminada junto a Sofia, que não passou dos 75 pontos.


O street masculino fechou com Carlos Ribeiro somando 86.42 para ser o melhor pontuador. O brasileiro vai ser acompanhado por Giovanni Vianna, Wallace Gabriel, Bruno Silva e Ivan Monteiro na final. O único "intruso" é o peruano Angelo Cara, fechando card latino para a primeira disputa de título do street masculino do Pro Tour em 2025.

A bateria 1 do park masculino teve Giovanni Vianna como vencedor, o brasileiro anotou 85.77 e ficou a frente de Angelo Caro, do Peru. Vianna mediu bem a soma de volta e melhor manobra, pois nos 45s que teve direito, não teve altas notas para avançar, mas confirmou a vitória na manobra única. Eliminado, João Lucas Alves ficou abaixo dos setenta pontos e atrás do colombiano Jankarlos Gonzalez, também eliminado.

Em seguida, Carlos Ribeiro dominou a bateria 2 com nota de 86.42 e superou o compatriota Ivan Monteiro, que eliminou Filipe Mota por um ponto (67.57 x 66.57). Na última posição, o canadense Cordano Russell também está fora da final. O último heat fechou com o avanço de Wallace Gabriel (75.30) e Bruno Silva (74.73). A dupla tomou conta da bateria para eliminar Gabryel Aguilar e o estadunidense Jake Ilardi.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar