![]() |
Foto: Divulgação/IFSC |
O japonês Anraku Sorato e a estadunidense Annie Sanders venceram no último final de semana o bouldering da etapa de Keqiao (CHN) da Copa do Mundo de escalada esportiva.
A novidade é a mudança de pontuação na modalidade. A partir desse ano, a modalidade tem um sistema baseado em pontos, semelhante ao formato de pontuação Boulder & Lead de Paris 2024.
A contagem de pontos será composta por 25 pontos para o Top e 10 pontos para a zona única em cada boulder, com 0,1 ponto deduzido para cada tentativa malsucedida. Por exemplo, um escalador pode marcar 25 pontos por um flash, mas 24,9 pontos por terminar o boulder na segunda tentativa.
Essa mudança na pontuação visa facilitar o acompanhamento do progresso dos escaladores e das posições na tabela de classificação – tanto para escaladores quanto para iniciantes no esporte.
Na prova masculina, Anraku venceu com um total de 99.7 pontos, seguido pelo sul-coreano Doyhun Lee e pelo também japonês Narasaki Meichi.
Entre as mulheres, Sanders ganhou com 54.7 pontos. A francesa Oriane Bertone foi a segunda colocada e a britânica Erin McNeice completou o pódio.
A próxima etapa será em Wujiang (CHN) a partir do dia 25.
0 Comentários