Últimas Notícias

Atletismo do Brasil disputa o Sul-Americano de Mar del Plata com foco no Mundial de Tóquio e no Pan Júnior de Assunção

Atletismo do Brasil disputa o Sul-Americano de Mar del Plata com foco no Mundial de Tóquio e no Pan Júnior de Assunção
Foto: Wagner Carmo/CBAt 




O Sul-Americano Adulto de Atletismo, que será disputado na cidade de Mar del Plata (Argentina), começa nesta sexta-feira (25/4), às 13 horas (de Brasília), e será realizado até domingo (27/4). As provas serão disputadas no Estádio Justo Ernesto Román, palco de inúmeras competições de atletismo e dos Jogos Pan-Americanos de 1995. 

A TV Atletismo Brasil, canal da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) no YouTube, em parceria com a Federação Sul-Americana, transmitirá ao vivo a competição, com narração em português.

O Atletismo Brasil terá uma delegação de 88 atletas (43 mulheres e 45 homens), com a presença de medalhistas olímpicos e mundiais e uma nova geração que se prepara para o ciclo dos Jogos de Los Angeles-2028. Além de buscar a manutenção da hegemonia brasileira no continente, as atletas e os atletas competem na Argentina com foco em outras duas grandes competições na temporada: o Mundial de Tóquio, no Japão, em setembro, e a segunda edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior (sub-23), em Assunção, Paraguai, em agosto.

Os atletas que buscam a participação no Mundial do Japão tem no Sul-Americano uma competição-chave. Isso porque a disputa continental soma muitos pontos para o ranking mundial da World Athletics. Além disso, as campeãs e os campeões continentais em provas individuais também podem se classificar diretamente para Tóquio, desde que tenham o melhor resultado da área no ranking mundial.

"O Brasil tem uma equipe jovem, que tem crescido bastante nos últimos anos. Acredito que nosso grande objetivo é manter a hegemonia no Campeonato Sul-Americano e buscar índices e boas marcas, que nos ajudará a ir a Tóquio com o maior número de atletas possível", explica o treinador-chefe Luís Paulo Porto.

"Eu tenho a expectativa que a equipe feminina brasileira se comportará muito bem, porque todas elas estão imbuídas da missão de buscar a concretização de seus resultados com vistas ao Mundial", afirma a treinadora-chefe Liliana Adiers Lohmann.

Para os Jogos Pan-Americanos Júnior, o período de qualificação acaba justamente no encerramento do Sul-Americano. Estarão qualificados os dois melhores atletas do País por prova individual da área pan-americana, de acordo com o ranking de provas da World Athletics.

Sul-Americano começa com oito finais

Serão oito finais no primeiro dia de competições, com a definição dos campeãs e dos campeões dos 100 metros rasos, às 15h10 e 15h20, respectivamente. Felipe Bardi e Erik Cardoso (Sesi-SP), os dois atletas sub-10 do Brasil, estarão na prova, assim como Ana Azevedo e Vitória Rosa (Pinheiros-SP). A primeira etapa do Sul-Americano também terá o campeão olímpico Thiago Braz (AABLU-SC) na final do salto com vara, a partir das 14 horas.

Na última edição, disputada em São Paulo, em 2023, o Brasil manteve sua hegemonia no continente, com a conquista de 44 medalhas (19 de ouro, 15 de prata e 10 de bronze) e 425 pontos. Nas 53 edições realizadas, o País venceu a categoria masculina 34 vezes. Também completou o mesmo número de vitórias na categoria feminina – mas as mulheres disputaram 42 competições. 

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar