![]() |
Foto: Divulgação/CBCa |
Na C1 Feminino, o pódio foi 100% brasileiro, com Beatriz Da Motta conquistando o ouro (128.66s), seguida por Omira Estacia Neta (134.35s) e Sofia Daniela (149.32s). No C1 Masculino, outro pódio inteiramente nacional: Charles Correa venceu com 101.59s, à frente de Kauã Da Silva (111.45s) e Henrique Augusto De Souza (118.17s).
No K1 Feminino , Omira brilhou mais uma vez e levou o ouro com 103.71s; a argentina Nerea Castiglione foi a única a quebrar a hegemonia brasileira, ficando com a prata (136.33s), enquanto Milena Sofia garantiu o bronze (144.38s). No K1 Masculino, o domínio foi total: Guilherme Mapelli conquistou o ouro (91.79s), com Pedro Gonçalves (93.97s) e Murillo Sorgetz (100.00s) completando o pódio.
Palavra dos Atletas
Guilherme Mapelli levou a melhor no K1 Masculino e celebrou a conquista: “Muito feliz com a minha descida. A gente sabe que Piraju é um canal muito difícil de remar e concluir a pista sem penalidade. Além disso, tivemos uma prova de atletas de alto nível como o Pepê, o Charles e o Kauã. Então conquistar esse ICF Ranking tem um sabor diferente”.
A anfitriã Beatriz da Motta faturou o ouro no C1 Feminino e comentou sobre competir em casa: “É uma emoção diferente, tem toda a família torcendo, a galera que a gente conhece desde pequeno é realmente bem satisfatório. Também é uma honra ter toda uma geração de novos atletas na cidade se espelhando na gente, esse é um legado que a gente deixa. Vamos competir e ser feliz na água”, celebra.
O também anfitrião Pepê, prata no K1 Masculino, expressou sua alegria de ter uma importante competição internacional em sua cidade-sede: “É muito bom competir em casa e receber esse evento em Piraju. Agora é foco total porque tem mais no sábado e no domingo”, disse.
O atleta argentino Sebastián Rossi comentou sobre o local da competição: “Conheço as águas daqui, tem muito refluxo e ‘coisas estranhas’ que pegam a gente, é um canal com bastante particularidade, mas gostoso demais”. Rossi também comentou sobre a hospitalidade da organização e da cidade sede: “Pessoal é muito simpático. Além da competição, aproveitarei para visitar meus amigos”.
Já o brasileiro Mathieu Desnos debutou nas águas do Rio Paranapanema: “Primeira vez competindo aqui. Nesta semana foi meu primeiro treino. Um espaço bem diferente, porém, muito legal. Lembrou onde eu comecei a remar, lá na França, há 22 anos atrás – uma pista bem natural. São atletas de alto nível, aqui no Brasil já tem a competitividade com o Pepê e agora com atletas de outros países que são muito bons também, não há muito espaço para erro".
Presença do “Projeto Sem Limites”
O dia de competições contou com a participação dos jovens assistidos pela APAE de Piraju, integrantes do Projeto Sem Limites. O Professor Fábio Gomes, educador físico da instituição, falou sobre a importância da atividade: “Na instituição, temos um projeto chamado Sem Limites, que já existe há seis anos, surgiu em 2019 em parceria com o Departamento de Esporte."
"Essa parceria envolve atividades como canoagem, vela e remo. Uma vez por semana, levamos os alunos da APAE, tanto no período da manhã quanto à tarde, para participar dessas aulas. Hoje, trouxemos eles para vivenciar algo diferente, na parte de baixo da represa, onde ainda não tinham tido contato com essa modalidade do slalom”, explicou.
![]() |
Foto: CBCa/Divulgação |
“De repente, pode surgir o interesse de algum deles – ou até de todos – em praticar essa nova modalidade também. É importante que eles acompanhem e vejam uma competição como essa. É algo motivador. Ontem, por exemplo, tiveram contato com o Charlinho e o Pepê, atletas renomados nacionalmente, e ficaram muito contentes com a visita e com a oportunidade de participar do evento. Para eles, está sendo uma experiência única”, completou o professor.
José Carlos Amaral, assistido da APAE e um dos participantes, também compartilhou sua empolgação: “Eu estou achando muito legal a canoagem. O pessoal da modalidade é muito bom, é um esporte muito bacana”, expressou. Quando questionado se já havia tido contato com o esporte antes, ele respondeu: “Ainda não. Mas achei muito legal assistir de fora e torcer. Muito bom mesmo”. Sobre a possibilidade de competir, ele foi direto: “Eu arrisco competir. Quero entrar no barco, sim. Eu gosto de futebol e basquete, mas depois que vi a canoagem, gostei muito também”.
Resultados do Dia
C1 Feminino
P Nome País Tempo Total (s)
1º Beatriz Da Motta BRA 128.66
2º Omira Estacia Neta BRA 134.35
3º Sofia Daniela BRA 149.32
4º Nerea Castiglione ARG 168.99
5º Milena Sofia BRA 252.52
C1 Masculino
P Nome País Tempo Total (s)
1º Charles Correa BRA 101.59
2º Kauã Da Silva BRA 111.45
3º Henrique Augusto De Souza BRA 118.17
4º Luiz Antonio Pereira Machado BRA 122.68
5º Soto Geral CHI 125.81
K1 Feminino
P Nome País Tempo Total (s)
1º Omira Estacia Neta BRA 103.71
2º Nerea Castiglione ARG 136.33
3º Milena Sofia BRA 144.38
4º Milene Wolf BRA 157.69
5º Sofia Daniela BRA 166.13
K1 Masculino
P Nome País Tempo Total (s)
1º Guilherme Mapelli BRA 91.79
2º Pedro Gonçalves BRA 93.97
3º Murillo Sorgetz BRA 100.00
4º Emanoel Barcelos BRA 107.26
5º Jesus Martinez CHI 107.44
0 Comentários