Últimas Notícias

Brasil conquista quatro índices para o Mundial de esportes aquáticos

Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Maria Lenk começou nesta segunda-feira (21), no Clube de Regatas do Flamengo, no Rio de Janeiro, com destaque para as provas dos 400m livre. Maria Fernanda Costa (UNISANTA), Gabrielle Roncatto (UNISANTA), Guilherme Costa (SESC-RJ) e Stephan Steverink (Flamengo) alcançaram o índice para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Singapura (SIN), primeira grande seletiva da competição.

No feminino, Maria Fernanda Costa venceu com autoridade ao marcar 4min06s30, superando com folga a marca mínima exigida, de 4min10s23. A atleta da Unisanta foi acompanhada por Gabrielle Roncatto, também do clube santista, que ficou com o segundo lugar ao registrar 4min06s53.

A marca de Roncatto foi igualmente dentro do índice para o Mundial. “Não foi o meu melhor tempo, nem o tempo que eu esperava fazer aqui, mas estou feliz de encaminhar minha vaga para mais um Mundial já logo no primeiro dia de Maria Lenk”, disse Mafê.

Completando a lista das cinco primeiras, Aline da Silva (Minas) nadou para 4mim11s26 e ganhou a medalha de bronze, mas ficou longe do índice. Maria Paula Heitmann (SESC-RJ) e Giulia Salesi (Minas) anotaram marcas de 4min11s78 e 4min13s85, suficientes para a quarta e quinta colocação, respectivamente.

Já nos 400m livre masculino, Guilherme Costa, do SESC-RJ, nadou para 3min45s35, garantindo índice com tranquilidade (o tempo de corte era 3min48s15). Stephan Steverink, do Flamengo, fechou com 3min47s21, também brigando pela vaga na seleção brasileira que vai a Singapura.

“É o meu melhor tempo nadando no Brasil. Isso mostra que estamos no caminho certo para chegar bem no Mundial. Agora é fazer o planejamento estabelecido, fazer altitude e melhorar ainda mais”, falou Cachorrão. O australiano Samuel Short, da Unisanta, foi o campeão da prova com o tempo de 3min44s16

Foto: Satiro Sodré/SSPress

Nas demais provas, sem índices atingidos, Kayky Mota (Fluminense) ficou a 0s04 da marca necessária para a classificação ao mundial. O nadador anotou 51s81 e venceu os 100m borboleta masculino, deixando Guilherme Caribé (UNISANTA) com marca de 51s86 e Lúcio Flávio (Pinheiros) que nadou para 52s52 na segunda e terceira posições, respectivamente.

Entre as mulheres, Stephanie Balduccini (UNISANTA) venceu os 100m borboleta com marca de 58s94, acima da meta de 58s33. Logo atrás, Beatriz Bezerra (Pinheiros) ficou em segundo com tempo de 59s64 e Gabriela Albiero (Minas) fechou o pódio ao nadar para 59s92.

Nos 100m peito, Caio Pumputis (Pinheiros) anotou 1min01s13 para triunfar na prova. Kauã Santos (SESI-SP) foi o segundo melhor, com tempo de 1min01s38. Fechando o pódio, João Vieira (Pinheiros) fechou a raia com marca de 1min01s41.

Na disputa feminina, Gabrielle Assis (Flamengo) triunfou ao nadar para 1min08s62. A nadadora foi a única abaixo dos 1m09s, pois Fernanda Celidônio e Mercedes Salazar, ambas do Pinheiros, anotaram 1m09s99 e 1m10s06, respectivamente, para ocuparem os demais espaços do pódio.

Nos revezamentos 4x100m, titulo duplo para o Unisanta, de Santos-SP. O clube anotou tempos de 3m15s12 (masculino) e 3m43s14 (feminino) para triunfar na prova por equipes. Pinheiros e Minas também se repetiram nos pódios dos naipes, porém os paulistas ficaram com a prata na prova dos homens, enquanto as mineiras levaram o segundo lugar entre as mulheres.

Nado Artístico abre competição

A seleção brasileira de Nado Artístico abriu oficialmente o Troféu Maria Lenk. A Equipe fez uma apresentação com o tema de Singapura, onde será disputado o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos.

O Troféu Maria Lenk segue até sábado (26), com eliminatórias às 9h30 e finais a partir das 18h. A competição também é classificatória para o Campeonato Mundial Júnior da Romênia e os Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção. A entrada é gratuita, com acesso pela Avenida Gilberto Cardoso, no Rio de Janeiro.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar