Foi encerrado neste domingo (27) o Sul-Americano de Canoagem Slalom e Caiaque Cross, disputado em Piraju-SP. No último dia de competições, as disputas foram dedicadas ao Caiaque Cross – pela manhã, válidas para o Sul-Americano e à tarde, as provas eliminatórias foram válidas exclusivamente para ICF Open - Ranking Internacional.
![]() |
Foto: CBCa/Divulgação |
Nas disputas do Sul-Americano no Cross, 6 medalhas para o Brasil em quatro provas: dois ouros, duas pratas e dois bronzes. O lugar mais alto do pódio foi no Caiaque Cross Feminino Sênior com Omira Estácia e no Caiaque Cross Masculino Júnior com Gerson Terres.
A vencedora do Feminino Sênior, Omira Estácia, expressou sua alegria após a conquista continental: “Acabei de vencer o Sul-Americano. Foi uma prova muito tensa, mas consegui. Saltei atrasada na rampa, estava em segundo, mas mantive a calma e consegui o primeiro lugar. Um abraço para minha irmã Ana Sátila que com certeza assistiu e torceu por mim!”, celebrou.
Gerson Terres, grande revelação da canoagem nacional, também subiu ao lugar mais alto do pódio: “Muito feliz de conquistar uma medalha de ouro no meu segundo campeonato internacional. Um resultado muito bom que me motiva demais. Agora é buscar novos resultados além das Américas!”, disse o atleta.
André Luiz de Paula, atleta e técnico na cidade de Piraju, faturou a prata no Caiaque Cross Masculino Sênior: “Prova muito difícil. O Rio Paranapanema tem suas particularidades com redemoinhos e borbulhas, mas aprendi a remar aqui e a minha experiência ajudou na busca do resultado. Só tenho a agradecer a Deus e à minha família, porque deu tudo certo”, citou.
A outra prata do Brasil foi no Caiaque Cross Feminino Júnior, com Anna Clara Leal de Moraes. As medalhas de bronze do Brasil foram para Max Cunha no Caiaque Cross Masculino Júnior e Milena Sofia no Caiaque Cross Feminino Júnior.
Brasil soberano no Sul-Americano
Somando todas as categorias (Slalom, Caiaque Cross e Time Trial), o Brasil foi o grande destaque do Campeonato Sul-Americano de Canoagem Slalom e Caiaque Cross 2025. A delegação nacional conquistou 11 medalhas de ouro, 10 de prata e 7 de bronze, totalizando 28 medalhas e garantindo o primeiro lugar no quadro geral.
Confira o quadro final de medalhas:
Brasil – 11 ouros / 10 pratas / 7 bronzes (28 no total)
Argentina – 5 ouros / 2 pratas / 7 bronzes (14 no total)
Chile – 3 ouros / 6 pratas / 2 bronzes (11 no total)
Paraguai – 0 ouros / 1 prata / 2 bronzes (3 no total)
![]() |
Foto: CBCa/Divulgação |
Resultados do Caiaque Cross do Sul-Americano
Masculino Júnior
1º - Gerson Terres (Brasil)
2º - Pascual Fierro (Chile)
3º - Max Cunha (Brasil)
Feminino Júnior
1º - Nerea Castiglione (Argentina)
2º - Anna Clara Leal de Moraes (Brasil)
3º - Milena Sofia (Brasil)
Feminino Sênior
1º - Omira Estácia Neta (Brasil)
2º - Florencia Aguirre Gonzalez (Chile)
3º - Nadia Riquelme (Argentina)
Masculino Sênior
1º - Andraz Echeverria Olguin (Chile)
2º - Andre Luiz de Paula (Brasil)
Disputa eliminatória do ICF Open
As últimas remadas do final de semana em Piraju foram em caráter eliminatório, valendo pódio e pontuação para o ICF Ranking. Após as disputas das quartas de final e semifinais, os atletas foram para a decisão e o Brasil conquistou a dobradinha no feminino: ouro novamente para Omira Estácia e prata para Milena Sofia. O bronze ficou com a argentina Nadia Riquelme.
No masculino, bronze para o brasileiro André Luiz de Paula. O ouro ficou com o chileno Andraz Echeverria Olguin e a prata com o argentino Matias Contreras (Argentina).
Time-Trial do Sul-Americano
Disputadas no sábado (26), as disputas no formato Time-Trial – provas de tiro livre em que os atletas descem individualmente na pista, em busca do menor tempo possível, tiveram seus resultados divulgados neste domingo.
As descidas foram válidas para o Ranking Internacional e também para o Sul-Americano. Para o pódio na competição continental, foi considerado apenas o melhor resultado por país. Os dois ouros do Brasil foram conquistados pela Omira Estácia.
Confira os resultados do Time-Trial:
Time-Trial Feminino Geral – ICF Ranking
1º - Omira Estácia Neta (Brasil) – 68,32
2º - Florencia Aguirre Gonzalez (Chile) – 71,20
3º - Nerea Castiglione (Argentina) – 71,82
Time-Trial Masculino Geral – ICF Ranking
1º - Jesus Martinez (Chile) – 56,03
2º - Andraz Echeverria Olguin (Chile) – 56,25
3º - Kleber dos Santos Kerling (Brasil) – 57,85
Time-Trial Feminino Júnior
1º - Nerea Castiglione (Argentina) – 71,82
2º - Milena Sofia (Brasil) – 74,28
3º - Iasmin Tani (Brasil) – 129,64
Time-Trial Masculino Júnior
1º - Pascual Fierro (Chile) – 65,57
2º - Gerson Junior (Brasil) – 68,95
3º - Joaquin Minvielle (Argentina) – 80,61
Time-Trial Feminino Sênior
1º - Omira Estácia Neta (Brasil) – 68,32
2º - Florencia Aguirre Gonzalez (Chile) – 71,20
3º - Nadia Riquelme (Argentina) – 79,23
Time-Trial Masculino Sênior
1º - Jesus Martinez (Chile) – 56,03
2º - Kleber dos Santos Kerling (Brasil) – 57,85
3º - Nahuel Escobar Puggia (Argentina) – 61,69
0 Comentários