Foto:Reuters/Daniel Cole |
O USOPC recebeu "garantias significativas" da Casa Branca sobre vistos para os Jogos de Los Angeles 2028, disse o presidente Gene Sykes nesta quinta-feira, semanas depois que um memorando interno mostrou que o governo Trump estava avaliando restrições abrangentes de viagens.
O memorando do mês passado listou 41 países que poderiam estar sujeitos a suspensões parciais ou totais de vistos, potencialmente complicando o esforço para sediar os Jogos, com milhares de atletas, treinadores, funcionários e turistas esperados para viajar.
A liderança do Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos disse que se reuniu com legisladores e membros do governo do presidente dos EUA, Donald Trump, na semana passada para discutir uma ampla gama de questões em torno do esporte dos EUA.
"Está muito claro que, do alto escalão do governo, eles querem que esta seja uma experiência incrivelmente bem-sucedida para todos os americanos e todos os atletas e visitantes que vêm de todos os países do mundo", disse Sykes a repórteres.
"Eles entendem o que significa sediar os Jogos Olímpicos, então recebemos garantias significativas sobre o trabalho que farão conosco para gerenciar o processo de visto para que isso funcione bem para os atletas e suas comitivas apropriadas."
Um tópico não levantado foi a questão dos vistos para atletas transgêneros qualificados, depois que Trump disse que não permitiria competidores transgêneros nos Jogos LA28.
Trump assinou uma ordem executiva em fevereiro com o objetivo de excluir meninas e mulheres transgênero dos esportes femininos, colidindo com as normas internacionais.
O COI há muito se recusa a aplicar qualquer regra universal sobre a participação de transgêneros nos Jogos, instruindo as federações internacionais em 2021 a apresentar suas próprias diretrizes.
"(Nós) não discutimos o assunto e nossa discussão geral sobre vistos é garantir que tenhamos o máximo de apoio do governo, do Departamento de Estado que pudermos receber, e as garantias foram muito amplas", disse Sykes.
Autoridades olímpicas de Los Angeles 2028 disseram à Reuters no final do ano passado que estavam confiantes de que o governo federal dos EUA cumpriria sua promessa de apoiar os Jogos.
0 Comentários