Últimas Notícias

COI assina contrato de cidade-sede com os Alpes Franceses 2030

COI assina contrato de cidade-sede com os Alpes Franceses 2030



O presidente do COI, Thomas Bach, e o presidente da Comissão de Finanças, Ser Miang Ng, assinaram o "contrato de sede" com os Jogos Olímpicos de 2030, que serão nos Alpes Franceses, logo após a reunião do Conselho Executivo, marcada para esta tarde, disse Christophe Dubi, diretor executivo do órgão olímpico, a repórteres. 

"Este é um dia muito simbólico para nós", disse o líder, já que a assinatura deste documento crucial estava pendente – um acontecimento bastante incomum – desde que os Alpes Franceses foram escolhidos como sede das Olimpíadas de 2030 em julho passado, pouco antes da abertura dos Jogos de Paris.

Segundo Dubi, as condições estabelecidas pelo COI para o verão de 2024 "foram cumpridas, com garantias adicionais recentemente fornecidas pelo Primeiro-Ministro francês, François Bayrou, bem como pelos presidentes das duas regiões envolvidas, Auvergne-Rhône-Alpes e Provença-Alpes-Côte d'Azur. A carta de garantia de Bayrou, datada de 14 de março, prevê uma contribuição estatal "de 362 milhões de euros", que complementará o orçamento do comitê organizador, que deverá ultrapassar 2 bilhões de euros. Este documento não pôde ser fornecido antes devido à dissolução da Assembleia Nacional, seguida por dificuldades na formação de um governo.

Estado francês garante até 500 milhões de euros

Na mesma carta, o Primeiro-Ministro da França confirmou que o Estado garantiria até 500 milhões de euros "em caso de cancelamento total ou parcial do evento" e até 70 milhões de euros para empréstimos bancários, item votado no orçamento de 2025. O contrato-sede deixa muitos pontos a serem acertados — incluindo o mapa dos locais e a eventos esportivos selecionados — mas "significa que agora estamos oficialmente trabalhando, entre o COI e o Comitê Organizador, mesmo que já tivéssemos começado", explicou Christophe Dubi.

Do lado francês, com o evento a menos de cinco anos de distância, a nomeação do diretor-geral do comitê organizador das Olimpíadas de 2030 foi adiada na segunda-feira para 14 de abril, após uma longa saga envolvendo seu presidente, Edgar Grospiron.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar