Últimas Notícias

Comitê de campanha dos Jogos Pan-Americanos de Rio-Niterói 2031 apresenta logomarca oficial da candidatura

O comitê Rio-Niterói 2031 anunciou, nesta sexta-feira (25), a logomarca (foto) oficial da candidatura em direção aos Jogos Pan e Parapan-Americanos 2031. As cidades irmãs, que buscam sediar o evento multi-esportivo com chapa unificada, apresentaram a logomarca do dossiê que será entregue à Panam Sports, órgão regulador esportivo continental, para assim oficializar a entrada na disputa. Assunção, no Paraguai, é o outro interessado.

Foto: Divulgação

A chapa de Rio de Janeiro e Niterói ganha escopo e dá mais um passo em direção a oficialização da candidatura. A intenção de sediar o Pan e Parapan foi veiculada após as eleições de Eduardo Paes (Rio) e Rodrigo Neves (Niterói) para as respectivas prefeituras. Neves conta com a medalhista de bronze na vela em Pequim-2008, Isabel Swan, como vice. Swan é um dos nomes mais vocativos a favor da candidatura, além de ser presidente da Comissão de Atletas da Pan-Am e membra do comitê executivo do órgão.

Em celebração realizada no Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, no Rio de Janeiro, os representantes das cidades de Rio de Janeiro e Niterói, além dos presidentes e vice do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta e Yane Marques, respectivamente, apresentaram a logomarca oficial da candidatura. A arte traz elementos do sol, da união das cidades-irmãs e o amor de ambas pelo esporte.

A logo também carrega as cores de cada cidade. Os tons de azul representam o Rio de Janeiro, enquanto os tons alaranjados são características de Niterói. O nome Rio-Niterói 2031 tem entre as cidades um traço curvo, em alusão a Ponte Presidente Costa e Silva, chamada de Rio-Niterói, que conecta as duas cidades separadas pela Baía de Guanabara.

Em comunicado, o comitê dissertou sobre os significados do logo, "a marca da candidatura Rio-Niterói 2031 nasceu da união de duas cidades que compartilham cultura, história, paisagens, além da vocação e da paixão esportivas. O símbolo visual foi composto por raios coloridos que representam pontes — reais e simbólicas — entre ambos os municípios, em uma tradução gráfica de movimento, energia e conexão que definem esse projeto conjunto."

O próximo passo é finalizar e entregar o dossiê da candidatura unificada para a Panam, ação programada para o próximo dia 30 de abril. Após a leitura das cartas de cada chapa, o órgão fará o anúncio das cidades que vão oficialmente disputar o direito de sediar os jogos Pan e Parapan em 2031. O processo eleitoral interno que decidirá a vencedora não tem data e local, porém deve acontecer até o final de agosto.

Falas de Paes, Neves e La Porta

"Lançamos a logomarca da nossa candidatura em uma escola que representa muito o legado que os Jogos Olímpicos nos deixaram. Aqui, foi a Arena Carioca 3, onde foram disputadas o taekwondo, a esgrima, além do judô paralímpico. Agora é uma escola para mil alunos, a nossa maior unidade da rede municipal. Um ginásio voltado para a Educação e o Esporte. Essa é uma das experiências que queremos compartilhar em nossa caminhada pela sede dos Jogos de 2031", afirmou Eduardo Paes.

"A gente está muito confiante porque, na semana que vem, as prefeituras junto com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) entregam esse dossiê, que está muito bem-feito. Eu tenho certeza de que a gente vai vencer. Isso vai criar uma outra dinâmica na região metropolitana do Rio. Um legado não só para Niterói e Rio, mas um legado de infraestrutura urbana, esporte, mobilidade para toda a região metropolitana", destacou Rodrigo Neves.

"Essa candidatura vai cada vez mais alavancar o fomento à prática esportiva e tenho a certeza de que tanto Rio quanto Niterói vão ganhar muito", disse o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar