Últimas Notícias

Definidos os campeões de street e park do STU National Criciúma

O STU National Cricíuma, primeiro compromisso nacional do skate brasileiro, conheceu os campeões, nesse domingo (20), com títulos de Isa Pacheco, Maria Almeida, Ivan Monteiro e Pedro Carvalho. A disputa teve viradas, redenções e alto nível de skate na cidade catarinense.

Foto: Julio Detefon/STU
A etapa catarinense do STU National, torneio que é considerado o circuito brasileiro de skate street e park, coroou os campeões após três dias de disputas em Cricíuma. O evento foi afetado por chuvas fortes no último sábado (19), mas a água não evitou com que as chaves fossem concluídas neste domingo (20).

O primeiro campeão do dia saiu no park masculino com vitória de Pedro Carvalho. O catarinense acabou com a série de três bronzes seguidos na etapa criciumense e venceu a final com nota de 95,05. Em segundo, Kalani Konig anotou 94,51 e Rafael Tomé completou o pódio com marca de 89,56. Na quarta colocação, Nicolas Falcão ficou próximo da medalha bronzeada ao fechar a decisão com nota de 89,00.


Em duas sessões de 20 minutos, divididas por um rápido intervalo técnico para os devidos ajustes, os seis nomes da final tiveram um total de sete voltas cada um. Na penúltima vez que foi para a pista, o atual campeão brasileiro, Kalani Konig achou o seu rolê, que até ali não encontrara, e arrancou uma nota 94,51, ganhando um abraço até do amigo Pedro Carvalho. Logo na sequência, porém, o próprio Pedro explodiu acima dos 95.

“De verdade, nem sei o que falar. Criciúma tem um espaço muito especial no meu coração. É um lugar em que já consegui bons resultados e até parecia que esse meu primeiro título era para sair aqui. E, hoje, minha família toda pegou o carro cedo e veio de Floripa pra cá: meu pai, minha mãe e meu irmão. Minha irmã ficou assistindo de casa. Eles me apoiam a vida inteira, sempre foram o meu maior suporte. Foram anos de batalha, já corro desde o início do STU National, e não poderia estar mais feliz”, desabafou Pedro, de 19 anos.


Na sequência, as jovens promessas Maria Almeida e Duda Ribeiro disputaram décimo a décimo o título do street feminino em Cricíuma. Maria anotou 86,86 para se tornar campeã, enquanto Duda somou apenas 86.08, terminando na segunda posição. Almeida superou talentos conhecidos do street brasileiro como Pâmela Rosa, sexta com 55,21, e Gabi Mazetto, quinta com 75,66, para ganhar o segundo título na carreira, após triunfar no STU de Porto Seguro (BA), em 2024.

“É muito bom começar o circuito brasileiro já com um resultado tão bom. Vai me dar mais confiança para as próximas etapas. E um pouco de tranquilidade também, porque sou uma pessoa muito agitada. Como disse ontem, venho trabalhando esse meu nervosismo, andando feliz, com sorriso no rosto, ouvindo minha música e bem mais concentrada. Espero continuar assim”, disse Maria, já confirmando presença na próxima etapa, em Florianópolis, em maio.

O street masculino não teve surpresa, Ivan Monteiro confirmou o favoritismo e se tornou campeão da etapa catarinense com nota de 92,59. Em segundo lugar, Gabryel Aguilar anotou 89,39 e João Lucas Alves completou o pódio com marca de 83,81.

“Estive aqui em 2023 e não cheguei à final. Aquilo mexeu muito comigo, fiquei pra baixo, sabia que podia ter feito muito melhor. Voltei a Criciúma no ano passado e terminei em segundo. Agora, posso dizer que me preparei ainda mais para conquistar esse título. Muito feliz de poder começar o STU National com o pé direito”, comemorou Ivan, que andou com um shape personalizado, com uma imagem estilizada do Cristo Redentor.

Foto: Pablo Vaz/STU

A experiente Isadora Pacheco foi a campeã do park feminino. A catarinense é a única presente em todos os pódios da prova nas cinco edições do STU Cricíuma, mas apenas hoje (20), conquistou o título da prova. Nos últimos anos, Isa foi uma vez vice e três vezes terceira colocada. Neste domingo, anotou 86,83 para triunfar "em casa".

Pacheco ficou a frente das jovems promessas Fernanda Tonissi e Helena Laurino para ser campeão. Tonissi anotou 85,24 e ameaçou a vitória de Isa, enquanto Laurino recebeu maior nota de 83,00. “Nem eu sei o que aconteceu, a ficha ainda está caindo. Foi um rolezão que eu tirei da manga mesmo. Senti ali que precisava de uma manobra que não acertei nem nos treinos, para tentar um diferencial", comentou Isadora.

"Afinal, queria esse título que já buscava há quatro anos. Mentalizei e falei que tinha que confiar em mim. Acertei o Alley oop no calombo, na última manobra, minha nota deu um salto e venci. Felicidade é pouco para resumir o que sinto”, finalizou.

No Paraskate Street, mais um título para Felipe Nunes. Referência mundial no esporte, ele não ficou nem 24h na cidade catarinense para se sagrar campeão. Isso porque ele chegou dos Estados Unidos pela manhã, pousando em Florianópolis e pegando um carro até Criciúma. Depois de subir ao pódio com a maior nota da final, um 94,77, ele já rumou para Curitiba, sua cidade natal. Tudo para prestigiar mais uma vez um evento do STU, assim como fizera no STU Pro Tour no mês passado.

“Esses últimos dias foram bem corridos pra mim. Depois de participar do STU de Porto Alegre, que foi irado, fui direto para o Tampa Pro. De lá, segui para Los Angeles, Califórnia, onde fiquei uns dias. Hoje, cheguei e vim direto pra cá. Até conversei com a rapaziada achando que não daria tempo. Mas deu tudo certo e consegui participar dessa festa do skate”, disse Felipe, que há pouco mais de um ano virou estrela do clipe da música “Too Far Gone”, do Metallica.

Park masculino
1º – Pedro Carvalho – 95,05
2º – Kalani Konig – 94,51
3º – Rafael Tomé – 89,56
4º – Nicolas Falcão – 89,00
5º – Ian Poleto – 87,67
6º – Gustavo Picaski – 87,00

Park feminino
1ª – Isadora Pacheco – 86,83
2ª – Fernanda Tonissi – 85,24
3ª – Helena Laurino – 83,00
4ª – Sofia Godoy – 81,99
5ª – Lua Vicente – 76,73
6ª – Marina Lima – 74,83

Street masculino
1º – Ivan Monteiro – 92,59
2º – Gabryel Aguilar – 89,39
3º – João Lucas Alves – 83,81
4º – Marcelo Batista – 80,37
5º – Sebastian Simonetto – 76,12
6º – Ismael Henrique – 44,45

Street feminino
1ª – Maria Almeida – 86,86
2ª – Duda Ribeiro – 86,08
3ª – Isabelly Ávila – 78,82
4ª – Gabi Mazetto – 75,66
5ª – Carla Karolina – 62,84
6ª – Pamela Rosa – 55,15

Paraskate street
1º – Felipe Nunes – 94,77
2º – Tony Alves – 88,72
3º – David Soares – 81,00
4º – Kauê Augusto – 78,93
5º – Renato Miguel. –75,37
6º – Ítalo Romano – 72,55
7º – Daniel Amorinha – 65,89
8º – Leo Almeida –44,82

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar