![]() |
Foto: Gustavo Alves/CBAt |
A lançadora Jucilene Sales de Lima (IEMA-SP) foi o destaque brasileiro no último dia de competições do Campeonato Sul-Americano de Atletismo, disputado em Mar del Plata, na Argentina. Neste domingo (27/4), a paraibana de 34 anos conquistou a medalha de ouro no lançamento do dardo com a marca de 62,32 metros, batendo o recorde da competição (61,91 m), que era da colombiana Flor Denis Ruiz desde 2017.
Com o resultado, Jucilene assumiu a 10ª posição do ranking mundial em 2025, somando importantes pontos na briga pela classificação para o Mundial de Tóquio, que será disputado em setembro. Ela também ficou muito perto do recorde brasileiro (62,82 m), que é dela desde 2014.
"Só Deus sabe o que eu passei nos últimos dias para estar aqui no Sul-Americano. Mas deu tudo certo. Queria fazer um agradecimento especial ao meu treinador, João Paulo (Alves dos Santos), e ao Elói (de Oliveira, fisioterapeuta), que me ajudou muito nos últimos dias para estar 100% recuperada", disse a lançadora. "Consegui voltar a lançar hoje com uma marca muito boa. Queria um pouquinho mais, mas estou muito contente pelo resultado."
Também no dardo feminino, o Brasil conquistou a medalha de bronze com Daniella Nisimura Lorenzon (UCA-SC) – a marca de 60,12 m é seu recorde pessoal, superando os 59,03 m que tinha desde 2017. "Voltei para a seleção depois de sete anos e voltei com tudo", disse a paranaense de 31 anos, treinada por Anderson Chaves.
Dois jovens atletas, que disputaram o primeiro Campeonato Sul-Americano Adulto, também saíram de Mar del Plata com seus melhores resultados pessoais. E, por coincidência, representam equipes do mesmo Estado, Mato Grosso: Janio Varjão (Barra do Garças Associação de Atletismo-MT) e Arthur Monteiro Curvo (AABB-MT).
Janio, de 21 anos, conquistou a medalha de prata nos 5.000 metros, com o tempo de 13.55.88 – o fundista melhorou seu resultado anterior, de março deste ano, em mais de 20 segundos (tinha 14.17.37). Em 2024, ele venceu a mesma prova no Campeonato Sul-Americano sub-23, disputado em Bucamaranga, na Colômbia. Janio nasceu em Aragarças, cidade goiana na divisa com Mato Grosso, e treina em Barra do Garças, no Vale do Araguaia, com o professor Sivirino dos Santos.
Arthur, de 20 anos, não conquistou medalha em Mar del Plata – foi o 4º colocado da prova vencida por Pedro Henrique Nunes (Pinheiros-SP). Mas, ao lançar 73,45 m, continuou com sua evolução no lançamento do dardo. O resultado é seu recorde pessoal, superando os 72,22 m de 2024, conquistados na final do Troféu Brasil.
O lançador é natural de Vilhena (RO), mas treina em Cuiabá (MT) com Elias Neves Ramos. Em 2024, Arthur se consolidou como o terceiro melhor brasileiro da prova, junto dos olímpicos Pedro e Luiz Maurício da Silva, atual recordista sul-americano.
As medalhas do Brasil no terceiro dia do Sul-Americano de Mar del Plata:
0 Comentários