![]() |
Foto: CBEscalada |
A Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) e a Confederação Brasileira de Escalada Esportiva (CBEscalada) confirmaram nesta quinta-feira (24) a realização da etapa de Curitiba da Copa do Mundo de escalada esportiva.
Esta confirmação vem após o princípio de incêndio que atingiu na segunda-feira (21/04) o Centro de Treinamento Olímpico de Escalada, no Parque Olímpico do Cajuru, local que receberá as disputas entre os dias 16 e 18 de maio.
Os trabalhos de recuperação das estruturas afetadas foram rapidamente incluídos na programação de reforma do espaço para sediar o evento, contando com o apoio do Governo do Estado do Paraná e da Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) que administra o Parque, além dos demais parceiros envolvidos na organização.
“O apoio após o incidente foi bem positivo. Tivemos um grande suporte da Prefeitura e do Governo do estado, que se colocaram à disposição para ajudar no que fosse necessário para manter o cronograma de preparação para o evento. O Comitê Olímpico do Brasil também garantiu a liberação rápida de mais recursos para recuperar o espaço e qualquer adaptação necessária do planejamento original. Parceiros como a Crux Agarras, responsável pela ampliação das paredes de escalada, rapidamente aumentaram sua equipe para garantir que não só o projeto original fosse entregue, mas também a recuperação das áreas afetadas. Nossa comunidade também se fez presente, contribuindo financeiramente com os gastos emergenciais para preparar o local para a continuidade das obras, algo que seria impossível fazer com a agilidade necessária utilizando recursos públicos.” - comentou Thiago Campacci, presidente da CBEscalada.
A IFSC, em nota publicada em seu site, tranquilizou os patrocinadores e atletas: “Gostaríamos de garantir a todos os nossos stakeholders, parceiros e participantes que o evento irá continuar como programado, sem cancelamentos e reagendamentos previstos.”
Também na nota, a entidade reforça sua confiança na organização da CBEscalada: “Agradecemos aos organizadores locais, ao Comitê Olímpico do Brasil e a todos os envolvidos pela pronta resposta e dedicação. Permanecemos totalmente alinhados ao nosso objetivo comum: realizar um evento excepcional que atenda aos mais altos padrões internacionais.”
Preparação para o evento
Após os serviços de limpeza e remoção do entulho gerado pelo acidente, a organização segue com os preparativos para o evento.
No local, as obras de extensão das paredes de escalada continuam conforme planejado, com a instalação de uma seção temporária, montada somente para o evento, sendo iniciada na tarde de ontem (23/04).
Até o final da semana, o material para reconstrução da parede afetada pelo fogo e uma outra seção de extensão já programada deve chegar ao Centro de Treinamento para início da montagem.
Para hoje, ainda se aguarda a chegada das primeiras remessas de agarras oficiais, adquiridas especialmente para o evento, com itens provenientes da China e Europa. O restante das agarras já está no Brasil e deve chegar ao local do evento até a segunda semana de maio, quando começará a montagem dos desafios que irão fazer parte da competição.
A ampliação da cobertura originalmente planejada será temporariamente pausada, e uma nova solução de cobertura será implementada, garantindo a realização do evento em caso de chuva. Essa nova solução será apresentada à IFSC nos próximos dias.
O acidente
O incêndio teve início após uma fagulha proveniente dos trabalhos de soldagem realizados no local, em preparação para o evento, atingir alguns colchões. As chamas se espalharam para a estrutura de madeira da parede de escalada externa e também alcançaram a parede de escalada interna, que é utilizada para aulas de iniciação à modalidade e servirá como área de aquecimento de atletas durante a competição.
O corpo de bombeiros foi acionado e agiu rapidamente no controle das chamas, impedindo que o fogo se alastrasse. Felizmente, ninguém se feriu durante o incêndio e, os danos à estrutura, após avaliação, não chegaram a 10% do total.
Além das paredes de escalada, o fogo também atingiu parte das agarras e volumes de madeira utilizados na montagem dos desafios das competições. Parte dos volumes de madeira perdidos iriam ser utilizados no evento, mas já estão sendo providenciadas as devidas reposições. Felizmente, nenhuma das agarras atingidas fazia parte dos lotes oficiais adquiridos para organização do evento e serão repostas em um segundo momento.
0 Comentários