Últimas Notícias

No segundo dia de Campeonato Pan-americano e Oceania de Judô 2025 Brasil conquista mais quatro ouros

Brasil lidera o quadro geral
Brasil lidera o quadro geral / Foto: Beatriz Riscado/CBJ

Está sendo disputado entre os dias 25 a 27 de abril de 2025 o Campeonato Pan-americano e Oceania de Judô 2025 com a presença de 18 atletas brasileiros nas mais diversas categorias. No segundo dia de competições tivemos os embates das categorias mais pesadas. Anteriormente o Brasil se destacou no primeiro dia colocando atletas em todas as finais. Relembre.

Nas categorias masculinas, no meio-médio (até 81 kg) Gabriel Falcão, atleta do Instituto Reação, venceu ao mexicano Samuel Ayala, ao argentino Agustin Gil e ao brasileiro Luan Almeida, atleta do Sesi, para fazer a final contra o canadense Keagan Young. Na final Gabriel aplicou um ippon no canadense para ficar com o ouro. Quanto à Luan Almeida, ele passou pelo peruano Javier Saavedra e pelo chileno Franco Toscanini até ser derrotado por Gabriel. Mas Luan voltou na repescagem e com vitória nas punições sobre o estadunidense Johan Silot, levou o bronze.

No médio (até 90 kg) Rafael Macedo, representante da Sogipa, passou pelo argentino Victor Gonzalez e pelo australiano Danny Vojnikovich até enfrentar ao brasileiro Giovani Ferreira, representante do Pinheiros. Giovani havia passado anteriormente pelo chileno Franco Arismendi e pelo estadunidense Alexander Knauf. No embate entre brasileiros, melhor para Rafael Macedo que depois aplicou um ippon no argentino Mariano Coto Bersier na final para levar o ouro. Giovani voltou na repescagem, mas sofreu um ippon do estadunidense John Jayne e ficou sem o bronze.

No meio-pesado (até 100 kg) Leonardo Gonçalves, também da Sogipa, ganhou do paraguaio Angel Gini e do argentino Ivo Dargoltz para fazer a final frente ao dominicano Robert Florentino. Na decisão do ouro, Leonardo precisou de um wazari para vencer.

No pesado (acima de 100kg) Rafael Buzacarini, judoca do Pinheiros, ganhou do chileno Francisco Solis e do cubano Jonathan Loynaz chegando à decisão contra outro cubano, Andy Granda. Na disputa do ouro Andy aplicou um ippon e obrigou o brasileiro a se contentar com a prata.


Nas categorias femininas, no médio (até 70 kg) Luana Carvalho, atleta da Umbra, venceu a neozelandesa Moira de Villiers e a venezuelana Eliana Aguiar, mas perdeu para a equatoriana Celinda Corozo e precisou disputar a repescagem. Nesta fase, com vitória sobre a peruana Xsara Morales Falconi com um ippon, Luana levou o bronze. A campeã foi a australiana Aoife Coughlan

No meio-pesado (até 78 kg) Beatriz Freitas, representante do Pinheiros, perdeu na luta de estreia para a canadense Coralie Godbout. Na repescagem Beatriz venceu a estadunidense Nicole Stout, mas na disputa do bronze, a australiana Maria Swan ganhou por um yuko e deixou a brasileira sem medalha. A campeã da categoria foi a colombiana Brenda Olaya.

No pesado (acima de 78 kg) Beatriz Souza, também do Pinheiros, derrotou à bahamense Karra Hanna e à colombiana Brigitte Carabali fazendo a final com a neozelandesa Sydnee Andrews. Na final Beatriz levou o ouro após aplicar um ippon.


Ao final do segundo dia de disputas o Brasil conquistou sete medalhas, sendo quatro de ouro, uma de prata e duas de bronze. O país aparece em primeiro no quadro geral com 9 ouros, 3 pratas e 4 bronzes. No último dia de competição (dia 27) teremos as finais por equipes.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar