![]() |
Foto: Agência i7/SADA Cruzeiro |
No dia 1º de maio de 2005, o Banespa/Mastercard (SP) conquistou o título da Superliga masculina de vôlei da temporada 04/05, e um dos principais destaques da equipe paulista foi o ponteiro Filipe. A vitória por 3 sets a 2 sobre o Telemig Celular/Minas veio no tie-break, por 15 a 13. Vinte anos depois, Filipe terá a chance de, mais uma vez, chegar à final de uma Superliga, a 13ª na carreira, agora como técnico do Sada Cruzeiro (MG), que já está nas semifinais da Superliga 24/25.
“Mineirinho lotado, 19 mil pessoas. Quinto e decisivo jogo contra o Minas. Como não fica marcado na memória? Ainda fui considerado o melhor jogador da partida. Foi tudo impressionante: aquele primeiro título, a temporada, a virada de chave, minha família presente, toda àquela energia, uma vitória novamente por 3 a 2. Foi muito marcante, inesquecível, e fica registrado como um dos meus melhores momentos, de transição na carreira, que deu uma alavancada ali”, ressaltou Filipe.
Técnico do Sada Cruzeiro desde a temporada 2021/2022, Filipe afirmou que não mudaria nada em sua trajetória.
“Difícil mudar alguma coisa do passado. Mesmo que sejam coisas ruins ou boas. Carregamos isso e faz parte do nosso crescimento, amadurecimento. Acho que temos de aprender a lidar com esses tipos de situações, sejam elas mais pesadas ou não. O importante é como a gente sai mais forte, calejado, maduro. Tudo serve para motivar. Não sei se hoje diria algo para o Filipe diferente de quando tinha 23, 24 anos. Ele estava no caminho certo. Foi o momento que tinha acabado a faculdade, estava se dedicando só ao esporte e ali foi o primeiro título. O Filipe pensou em seguir o caminho do esporte e conquistou muitas coisas com as decisões tomadas naquela época. Surgiram convites para jogar na Itália e na Rússia, um bom dinheiro, mas e aí, qual decisão tomar? Acho que o Filipe escolheu o caminho certo, do equilíbrio. Acho que coisas poderiam ter sido diferentes, mas não tem como avaliar. Mas o Filipe está muito feliz com as decisões que tomou. Foram todas acertadas”.
Filipe comentou sobre a atuação do seu time nas quartas de final.
“No último confronto contra o Guarulhos a equipe se prontificou a fazer taticamente o estudo que foi passado e foi brilhante. Não só taticamente, mas com atitude, agressividade. O time entrou nas quartas de final como tinha que entrar, com sangue nos olhos, sem bola perdida, saque agressivo. O grupo todo está de parabéns e é dessa forma que tem de ser. Enquanto não sabemos o nosso adversário, vamos nos ajustando, aprimorando o nosso jogo para que possamos estar em ponto de bala na primeira semifinal”, disse Filipe.
0 Comentários