![]() |
Foto: ITTF |
O brasileiro Hugo Calderano entrou para história do tênis de mesa no Brasil e nas Américas após vencer o chinês Lin Shidong neste domingo (20) por 4 a 1 e se consagrar o campeão da Copa do Mundo. Ele não tomou conhecimento do número um do mundo e a partir do segundo game, dominou a final.
Hugo não teria vida fácil e ele já sabia disso. Li é o número um do mundo e tem apenas 20 anos, um adversário complicado, mas o brasileiro virou uma das pedras no sapato dos chineses, já tendo derrotado outros grandes jogadores do país, como Fan Zhendong e Wang Chuqin. Além disso, o retrospecto era de 1 a 0 para Calderano, com vitória dele em Durban (AFS) no ano de 2023.
Na campanha, Calderano passou por Uda Yukyia (JPN) e Eugene Wang (CAN) vencendo por 3 a 1 na fase de grupos. Nas oitavas, ele venceu Hiroto Shinozuka (JPN) por 4 a 1, mesmo placar do confronto contra Tomokazu Harimoto (JPN) pelas quartas. Na semi, ele fez 4 a 3 de virada contra Wang Chuqin (CHN).
Essa foi apenas a primeira vez que um atleta das Américas chegou a final e logo de cara, levou o título, que ainda foi o primeiro de Hugo no ano. A taça deve servir para inspirar em ano de Mundial, que é no mês de maio.
Mais cedo, Sun Yingsha foi a campeã no feminino, vencendo a também chinesa Kuai Man por 4 a 0, parciais de 11/9, 11/6, 11/9 e 11/6.
O jogo
Hugo começou tentando forçar um pouco o saque, mas Lin foi quem abriu vantagem primeiro em 4 a 2, que depois virou 8 a 4. Com uma bola na rede do brasileiro, o game fechou em 11 a 6 para o chinês, que abriu 1 a 0 no placar.
Calderano decidiu entrar com um saque ainda mais agressivo no segundo game e isso ajudou ele a abrir 6 a 4, mas o chinês logo empatou. Aproveitando o seu serviço, o brasileiro voltou a ficar na frente em 8 a 6, que virou 10 a 6 e em bola na rede de Lin, ele venceu a parcial em 11 a 7 para empatar a partida.
Hugo aproveitou bem seu primeiro saque no começo do game e abriu 3 a 1, mas com bello rally, o chinês empatou em 3 a 3. Mais tarde, o brasileiro de novo aproveitou seu serviço e fez 7 a 5, só que Lin conseguir virar para 9 a 7 e viu Calderano empatar em 9 a 9, que depois se tornou 11 a 9 para ficar a frente no placar do jogo.
O brasileiro começou melhor o quarto game e abriu 3 a 1, que depois virou 6 a 3. Bem demais na parcial, ele não deu chances para o chinês atacar e venceu o game por 11 a 4.
Empolgado, Calderano começou melhor no quinto game, abrindo 3 a 1 e fazendo o adversário pedir tempo, na volta, ele ainda fez 5 a 1. Lin chegou em 5 a 4 e assim, foi o brasileiro quem pediu pra parar o jogo. Hugo voltou muito bem e abriu 7 a 4, depois 9 a 5 e em erro do chinês, 11 a 5 pra ele e um título histórico.
CENAS PARA A HISTÓRIA EM MACAU!!!!
— Surto Olímpico (@SurtoOlimpico) April 20, 2025
HUGO CALDERANO É CAMPEÃO DA COPA DO MUNDO!!!!!! pic.twitter.com/A9kg4B3klF
0 Comentários