![]() |
(Foto: Reprodução/Rubens Chiri/ São Paulo FC) |
Em noite de segunda-feira (28) bastante agitada por três jogos pelo NBB, o São Paulo se destacou ao bater o Brasília fora de casa por 69 a 54 e encaminhou a passagem para as quartas de final. São José também obteve um resultado positivo (81 a 78) longe de seus domínios contra o Vasco e o União Corinthians, ao vencer o Corinthians paulista por 92 a 71, foi o único mandante a exercer a força do mando de quadra.
O tricolor, 13° na fase de classificação, abriu 2 a 0 de forma surpreendente contra o quarto colocado Brasília e está a uma vitória da próxima fase.
Apesar da derrota, o R10 Score Vasco da Gama ainda lidera em 2 a 1 contra o Farma/Conde São José Basketball. Entretanto, o time do Vale do Paraíba terá a oportunidade de igualar a série sendo o mandante do próximo jogo.
Já o triunfo do União Corinthians sobre o homônimo iguala a disputa em 1 a 1 e apimenta o próximo duelo, que será realizado novamente no sul do país.
R10 Score Vasco da Gama (8°) x Farma Conde/São José Basketball (9°)
A primeira partida da noite iniciou equilibrada. São José teve superioridade nas sobras, apanhando expressivos nove rebotes ofensivos e 26 totais contra 19 do adversário, e também nos roubos de bola, recuperando-a em quatro situações.
Já o Vasco apostou em sua coletividade no ataque, se destacando com 11 assistências e pelo bom aproveitamento nas bolas de três, onde converteu sete das 14 tentativas. Ainda assim, os paulistas levaram a melhor em 37 a 34 na metade inicial.
O time visitante também voltou melhor para o terceiro período, chegou a abrir nove na dianteira, mas o cruzmaltino marcou oito pontos consecutivos e se recuperou.
Logo no terceiro minuto do quarto decisivo a partida teve de ser paralisada devido a forte chuva, que provocou vários pontos de goteiras no Ginásio do São Januário.
Após aproximadamente uma hora, o jogo foi reiniciado. O São José produziu mais no ataque e parecia assegurar a vitória com a boa margem de nove pontos (72 a 63) a apenas dois minutos e trinta segundos no fim. Os paulistas, contudo, viram o Vasco melhorar sua produção ofensiva rapidamente e encostar no marcador, que indicava 79 a 75 com 25 segundos restantes.
A partir dali as equipes trocaram lances livres. Jamaal converteu dois e diminuiu a desvantagem cruzmaltina. Posteriormente, o armador acabou pisando na linha lateral e São José ganhou a posse de bola. Vieta também aproveitou os dois arremessos e colocou o marcador em 81 a 78 para os visitantes.
O armador Jamaal voltou a cobrar lances livres. Errou o primeiro e também o segundo. Ainda assim, o time da casa apanhou o rebote com Gustavo Basílio e teve a oportunidade de empatar no arremesso para três de Eddy, porém a bola bateu no aro e decretou a importante vitória do São José.
Decisivo, Adyel marcou 15 dos seus 19 pontos no último quarto, sendo o fator de desequilíbrio para os vencedores. Ruivo também teve grande colaboração com mais 18 pontos.
Paulichi fez 19 pelo lado vascaíno e o ala Marquinhos registrou um duplo-duplo com 14 pontos e 12 rebotes.
Ceisc/União Corinthians (7°) x Corinthians (10°)
O Corinthians gaúcho fez um excelente primeiro tempo e abriu onze de vantagem ancorado na ótima distribuição do armador Vithinho Lersch, responsável por oito das 17 assistências do time. O forte desempenho dos pivôs Dikembe e Barber também foi determinante na vantagem construída na ida para o intervalo (52 a 41). Ambos combinaram para 17 pontos, sendo nove de Dikembe mais oito de Barber, com aproveitamento de oito em dez arremessos de quadra.
Apesar da grande diferença nos rebotes, onde o alvinegro paulista pegou 24 sobras, o dobro do adversário, os jogadores não conseguiram capitalizar suas posses. Além disso, a equipe pecou nos chutes de três pontos, convertendo somente cinco de 15.
Aumentando a impressionante dominância, a equipe mandante fez uma boa defesa, pontuou bem e encaminhou a vitória já na terceira parcial.
Nem a reclamação de Vezzaro com a arbitragem - que culminou em duas faltas técnicas e sua ejeção no primeiro minuto do último período - atrapalhou a concentração do União. O dono da casa se manteve ligado no jogo, administrou o placar e saiu de quadra vitorioso por 93 a 71.
Veríssimo, armador do União Corinthians, teve a maior pontuação da partida, com 18. Barber ajudou com 16 pontos mais oito rebotes e Lanaras fez 14 pontos. Vithinho Lersch acionou muito bem seus companheiros com nove assistências.
Lucas Cauê anotou um duplo-duplo pelo lado alvinegro, com 17 pontos e 10 rebotes.
Caixa/Brasília Basquete (4°) x São Paulo (13°)
Com seis chutes e 100% de aproveitamento, o São Paulo iniciou impondo sua força nas bolas de dois pontos e construiu uma boa diferença no primeiro quarto, produzindo uma boa pontuação em 24 a 13. O tricolor continuou avassalador no segundo período e não deu chances aos anfitriões, que registravam um desempenho muito abaixo do esperado. Ao todo, o Brasília acertou apenas oito dos 32 arremessos de quadra e mais dois lances livres antes do intervalo, observando sem respostas a desvantagem de 41 a 22.
O retorno de ambos do vestiário foi com o freio de mão puxado. Enquanto o São Paulo demonstrava dificuldades em retomar a concentração e desperdiçava algumas posses de bola, o time da capital federal continuava com a pontaria descalibrada, porém ainda assim conseguiu venceu o quarto em 12 a 9 com a ajuda dos sete pontos do ala Von Haydin.
Faltando três minutos para o fim do jogo, o Brasília ensaiou uma reação e diminuiu o prejuízo para dez pontos. No entanto, o tricolor manteve a tranquilidade, afastou qualquer possibilidade de sustos e conquistou um importante triunfo por 69 a 54 para ficar a um passo das quartas de final.
Malcolm Miller anotou 15 dos seus 18 pontos no primeiro tempo, mas foi o principal pontuador do jogo. O ala ainda coletou 11 rebotes, o que lhe rendeu um duplo-duplo.
O armador Lucas Lacerda despejou 17 pontos para os brasilienses.
Próximos jogos
A quarta partida entre R10 Score Vasco da Gama e Farma Conde/São José Basketball será disputada na sexta-feira (2 de maio) em São José dos Campos (SP), às 19h30.
Ceisc/União Corinthians e Corinthians voltarão a duelar no Ginásio Poliesportivo Arnão, em Santa Cruz do Sul (RS), no dia 30 de abril, às 19h30.
Neste mesmo dia, às 20h15, o Caixa/Brasília Basquete recebe novamente o São Paulo na Arena BRB Nilson Nelson.
0 Comentários