![]() |
Foto: Reuters |
A maratona feminina tem um novo recorde! Tigist Assefa, da Etiópia, fez a marca de 2:15:50 e venceu a Maratona de Londres, exclusivamente feminina, disputada neste domingo (27). O tempo é 26 segundos mais rápido que os 2:16:16, feita pela queniana Peres Jepchirchir no ano passado.
Assefa, medalhista olímpica de prata, teve um forte fim de prova e venceu com quase três minutos de vantagem sobre Jepkosgei (2:18:44). A campeã olímpica Sifan Hassan, dos Países Baixos, ficou em terceiro lugar (2:19:00).
– Quando cruzei a linha de chegada, senti uma felicidade extrema. Fiquei muito, muito feliz por vencer a corrida aqui. Treinei para todos os cenários. Senti que poderia vencer com uma arrancada no final; também poderia vencer atacando de longe. O principal era me preparar bem, e foi isso que fiz – comentou Assefa sobre a estratégia utilizada na prova.
Com o recorde mundial feminino como grande objetivo, o grupo formado por Jepkosgei, Assefa, Hassan e Megertu Alemu começou a prova em ritmo fortíssimo, passando os 5 km em 15:34 e os 10 km em 31:16. Hassan chegou a ficar para trás após a hidratação, mas se recuperou até os 15 km. Depois disso, Assefa e Jepchirchir se destacaram, deixando Hassan cinco segundos atrás aos 20 km, enquanto Alemu, que já vinha mais distante, abandonou antes dos 25 km. Sem os marcadores de ritmo a partir dos 25 km, Assefa e Jepkosgei seguiram na liderança, com Hassan e outras perseguidoras já bem distantes.
Após os 35 km, Assefa acelerou e abriu vantagem sobre Jepkosgei, cruzando a linha de chegada em 2:15:50, o terceiro melhor tempo de sua carreira. Jepkosgei terminou 2:54 atrás, segurando a segunda posição, enquanto Hassan completou em terceiro, 16 segundos depois. Haven Hailu Desse foi a quarta com recorde pessoal de 2:19:17, seguida por Vivian Cheruiyot em quinto. Sofiia Yaremchuk bateu o recorde italiano ao terminar em sétimo, e Eilish McColgan, estreante na maratona, ficou em oitavo com 2:24:25.
Sabastian Sawe leva título na disputa masculina
![]() |
Foto: The Guardian |
O campeão mundial de meia maratona, Sabastian Sawe, conquistou sua segunda vitória consecutiva em maratonas ao vencer Londres em 2:02:27, apenas atrás de Kelvin Kiptum na história da prova. Após um início forte em grupo, Sawe assumiu a liderança por volta dos 30 km, acelerou de forma decisiva e cruzou isolado a linha de chegada, 70 segundos à frente de Jacob Kiplimo, que estreou na distância com 2:03:37.
lexander Mutiso Munyao foi o terceiro (2:04:20), seguido por Abdi Nageeye, que quebrou o recorde holandês. Eliud Kipchoge terminou em sexto lugar com 2:05:25. O britânico Mahamed Mahamed foi o melhor do país anfitrião, em oitavo, enquanto o triatleta Alex Yee estreou na maratona com 2:11:08.
0 Comentários