Ação promovida pela CBJ contará com atividades de performance e educacionais
A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) realiza, nesta semana, em Pindamonhangaba (SP), um treinamento de campo com mais de 100 jovens atletas das cinco regiões do Brasil. O objetivo é a preparação para os Jogos Pan-Americanos Júnior – Assunção 2025 e o Campeonato Mundial Cadete, que acontecem ao longo do mês de agosto, assim como os demais eventos nacionais e internacionais do calendário.
Além de treinos, a programação do evento ainda contará com ações voltadas aos atletas, como palestras antidoping e de media training, e a participação de 20 treinadores, sendo 14 mulheres e seis homens, os quais integram os programas Liderança e Atuação da Mulher no Judô; e Capacitação e Integração de Técnicos, promovidos pela área de Educação da CBJ. Eles vão acompanhar de perto as atividades dos atletas e atuar em momentos de observação e coparticipação com a comissão técnica.
A realização das ações é liderada por Marcelo Theotonio, Diretor de Esporte, e Clarice Pires, Coordenadora Educacional da CBJ, reforçando o compromisso da Confederação com o fortalecimento de diferentes pilares do judô brasileiro.
“A CBJ trabalha de forma estratégica para potencializar o judô em todas as suas frentes. Essas ações que envolvem performance e educação demonstram o equilíbrio essencial para o crescimento da nossa modalidade. Ao mesmo tempo em que desenvolvemos atletas para representar o Brasil em competições internacionais, também investimos na educação e na capacitação de lideranças femininas”, disse Paulo Wanderley, presidente da CBJ.
A disputa do judô nos Jogos Pan-Americanos Júnior – Assunção 2025 acontecerá de 10 a 13 de agosto, enquanto o Campeonato Mundial Cadete será realizado de 27 a 31 do mesmo mês, em Sofia, na Bulgária. Todos os 34 brasileiros convocados para as competições estarão em Pindamonhangaba, onde terão a chance de pegar no quimono de outros brasileiros que vêm se destacando no circuito nacional e até de estrangeiros de países como Chile e Costa Rica.
