Instituto Reação celebra o Dia do Atleta Olímpico formando nova geração do judô brasileiro

Instituto Reação tem 22 anos de história

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No Dia do Atleta Olímpico, comemorado neste 23 de junho, o Instituto Reação, fundado pelo judoca Flávio Canto, seu ex-treinador Geraldo Bernardes e amigos, tem muitos motivos para comemorar. Nos dias 21 e 22 de junho, a Seleção Brasileira Júnior de Judô conquistou sete medalhas na Copa Europeia de Berlim, na Alemanha, sendo duas obtidas pelas judocas Mariana Nunes e Ana Gabrielle Soares, representantes do Reação. A etapa integra o calendário oficial da Federação Internacional de Judô e reuniu mais de 500 atletas de 34 países. O feito reforça a vocação do Instituto em revelar talentos para o judô brasileiro através do desenvolvimento humano e da integração social por meio do esporte, da cultura e da educação. A instituição conta com uma equipe de alto rendimento que inclui atletas cotados para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, como Gabriel Falcão e Jéssica Pereira.

“Acreditamos que o esporte tem o poder de transformar realidades. Nossos atletas são exemplos disso. Eles treinam duro todos os dias, enquanto aprendem sobre disciplina, respeito e superação”, afirma Victor Penalber, coordenador da equipe olímpica.

Além desses nomes, o Reação já impactou mais de 90 mil vidas ao longo de 22 anos de história. Atualmente, atende cerca de quatro mil crianças e jovens por ano, unindo treinamento técnico e acompanhamento educacional, com foco na formação de faixas-pretas dentro e fora do tatame.

O Dia do Atleta Olímpico foi criado pelo Comitê Olímpico Internacional para homenagear os atletas que representam seus países nos Jogos. A data também reforça a importância do investimento no esporte e em iniciativas que contribuem para a formação dos futuros atletas no país.

Sobre o Instituto Reação

Fundado há 22 anos pelo judoca e medalhista olímpico Flávio Canto, seu ex-treinador Geraldo Bernardes e amigos, o Instituto Reação é uma Organização da Sociedade Civil que promove desenvolvimento humano e integração social por meio do esporte, da cultura e da educação. A proposta é ter o esporte e a cultura como ferramenta educacional e de transformação social, formando faixas-pretas dentro e fora do tatame.

O Instituto oferece o seu “Caminho Potente”, baseado em dois pilares principais: “Reação Faixa-Preta” e “Reação Educação”. A jornada do aluno do instituto oferece ainda três outros programas: “Bolsas de Estudo”, “Reação com Elas” e “Conecta”. Seu objetivo é acompanhar crianças a partir dos quatro anos até o seu primeiro emprego e seus atributos fundamentais ensinam a cair e a levantar como aprendizados constantes, utilizando três preceitos: construir, conquistar e compartilhar. A equipe “Reação Olímpico” tem um olhar atento para a alta performance dos alunos, com alguns atletas competindo dentro e fora do Brasil. O Reação conta com 11 polos distribuídos em cinco estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, beneficiando cerca de 4.000 crianças e jovens por ano.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *