Ana Beatriz Bulcão foi a única brasileira a chegar às quartas de final.
No terceiro dia do Pan-Americano de Esgrima 2025, evento que está sendo realizado no Rio de Janeiro entre os dias 24 a 29 de junho e que o Surto Olímpico cobre in loco, tivemos as disputas do florete feminino e do sabre masculino com a presença de oito atletas brasileiros. Ontem o Brasil conquistou dois bronzes, um na espada masculina com Alexandre Camargo e outro com Isabela Carvalho no sabre feminino. Relembre.
No florete feminino foram 47 atletas inscritas. Todas as brasileiras passaram pela fase de grupos, chamada de poules. Ana Beatriz Bulcão com o placar perfeito de cinco vitórias, Mariana Pistoia com quatro, Gabriella Vianna com três e Ana Toldo com duas.
No mata-mata, pelos 32-avos de final, Ana Toldo passou pela colombiana Juliana Pineda Valencia por 15/8. Na fase seguinte, os 16-avos de final, Ana Beatriz Bulcão passou pela peruana Kusi Rosales por 15/4. No duelo de brasileiras melhor para Mariana Pistoia que venceu Gabriella Vianna por 15/6. Gabriella terminou na 21º colocação. Além disso, Ana Toldo perdeu para a estadunidense Lee Kiefer por 15/3 e ficou em 31º lugar.
Nas oitavas outro duelo de brasileiras. Ana Beatriz Bulcão venceu sua compatriota Mariana Pistoia por 15/10 e avançou para as quartas de final. Mariana terminou em 12º. Nas quartas, Ana Beatriz perdeu para a canadense Eleanor Harvey por 8/6 e também se despediu da competição, sendo a 5º colocada. A campeã foi Lee Kiefer ao derrotar Eleanor Harvey por 15/12 na final.
Pelas suas exibições as brasileiras conquistaram pontos para o ranking mundial. Ana Toldo e Gabriella Vianna conquistaram 6 pontos, Mariana Pistoia 12 pontos e Ana Beatriz Bulcão 21 pontos.
No sabre masculino foram 43 atletas inscritos. Todos os brasileiros passaram pelas poules. Bruno Pekelman com quatro vitórias, Henrique Garrigos e Enrico Pezzi com três e Renato Saliba com duas.
No mata-mata, pelos 16-avos de final, Bruno Pekelman triunfou sobre o argentino Tomas Macri por 15/13, porém Enrico Pezzi foi derrotado pelo também argentino Juan Bacha pelo mesmo placar, ficando em 20º. Renato Saliba foi superado pelo mexicano Gibran Zea por 15/14 e terminou em 26º e Henrique Garrigos perdeu para o colombiano Juan Pacheco Cortes por 15/12 e ficou na 18º posição.
Nas oitavas o único brasileiro ainda vivo era Bruno Pekelman. Mas ele não teve chances contra o estadunidense William Morrill e terminou em 12º lugar. Com o placar de 15/2, William eliminou ao último brasileiro. A competição seguiu e numa final 100% estadunidense, Colin Heathcock sagrou-se campeão ao derrotar de virada a William Morrill por 15/14 na final.
Pelas suas exibições os brasileiros levaram pontos para o ranking mundial. Renato Saliba, Enrico Pezzi e Henrique Garrigos conquistaram 6 pontos cada, enquanto que Bruno Pekelman conquistou 12 pontos.
Amanhã (dia 27) começam as disputas por equipes na espada feminina e no florete masculino.
