Seleção feminina venceu hermanas por 71 a 50 e enfrenta o Canadá na próxima rodada
O Brasil estreou no grupo A da Americup feminina de basquete com vitória sobre a Argentina por 71×50, neste sábado (28), na capital chilena de Santiago, no Chile. A seleção brasileira contou com os brilhos de Damiris Dantas (24 pontos) e Vitoria Marcelino (13) para abrir a campanha com o pé direito. O Canadá será o próximo adversário em jogo a ser realizado no dia 30/06, as 15h10 (horário de Brasília)
As atuais campeãs começaram a edição de 2025 da Americup igual o fim da temporada de 2023, com vitória e boa atuação em quadra. O Brasil busca atingir dois feitos neste torneio, manter a taça em solo brasileiro e garantir classificação direta para a Copa do Mundo de basquete de 2026, a ser realizada na Alemanha.
O conjunto do Brasil iniciou a partida frente as rivais alvi-celestes com atuação de gala e abriu 22-4 ao fim do quarto inicial. A equipe não deu chances para a Argentina jogar e chegou a ter 15-0 no placar. Nas duas parciais seguintes, as argentinas levaram a melhor com vitórias por 21-8 e 16-8, mas o Brasil ainda liderava por 48-41 com momentos de alta e baixa e mexidas na equipe titular. O quarto final teve novo dominío brasileiro com vitória por 23-9, encerrando o placar em 71-50.
A maior pontuadora e destaque da partida foi Damiris Dantas, a nº12 anotou 24 pontos e liderou os 2 e 3 pontos com 6 e 3 pontos em cada quesito, respectivamente. Kamilla Cardoso também brilho em quadra com 11 rebotes, quatro assistências e eficiência de 19, sendo a melhor do jogo nas três estatistícas.
O time argentino tinha vencido o Brasil no último confronto válido pela final do sul-americano por 84-76, em setembro do ano passado. A seleção brasileira disputou mais três jogos antes da estreia na Americup, foram duas derrotas para Chicago Sky e Carolina Fever, no WNBA Tour, em maio, e vitória frente ao Canadá, em amistoso, seis dias atrás. Na sequência do grupo A da Americup, o Brasil enfrenta Canadá (30/06), Dominicana (01/07) e El Salvador (02/07).
